quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resumo do trabalho !

Resumo do trabalho sobre o Texto:


Outros saberes e outros sabores

Autora: Fernanda Vidal



A aprendizagem é uma função do viver. A gente aprende para sobreviver e para viver melhor, com alegria. Mas a vida tem a ver com a relação direta do corpo com o seu meio. Por isso a aprendizagem começa com os sentidos: o ver, o ouvir, o cheirar, o tocar, o gostar.

Rubens Alves.



Estudos sociais: para conhecer, aprender e viver!

Propiciar momentos que levem os estudantes a refletir, a pensar criticamente, a questionar, a criar, a produzir conhecimento, “ a produzir o mundo em primeira mão e não através da percepção dos outros”.



Os estudos sociais na minha trajetória de estudante.

Durante as séries iniciais (1° à 4° série), as minhas aulas de estudos sociais foram de modo fragmentado (estuda-se capítulo ou unidades temáticas: a rua, o bairro, a cidade, o Estado, os meios de comunicação, os meios de transporte, etc.).

Dessa época, o que mais me marcou, o que creio ser mais significativo na educação, foram as aulas que chamo de práticas, por que ultrapassam os limites da escola e dos livros didáticos. Como por exemplo um passeio para ver os limites do bairro da escola e o passeio a alguns pontos turísticos de Porto Alegre.



Já na 4° série, tive uma professora que era responsável pelas disciplinas de geografia e história. Nesse período se perdeu uma boa oportunidade de trabalhar estas disciplinas de forma integrada, numa perspectiva interdisciplinar, aproximando e entrelaçando as áreas de geografia e história.

Durante os anos de 5° à 8° série, tive duas professoras, uma de geografia e uma de história. Lamentavelmente foram anos em que o ensino-aprendizagem destas áreas não passou de pura “decoreba”. Não me foram estimulados o pensamento crítico-reflexivo, o olhar e a prática investigativos, a capacidade de análise e síntese estabelecendo relações, a criação e a criatividade, enfim, a ação no meu processo de aprendizagem.

Foi no ensino médio que esse quadro de aquisição do conhecimento de forma passiva e alienada passou a mudar. Fiz curso de magistério e nesta fase comecei a gostar de geografia, pois as aulas eram completamente diferentes das que eu tinha anteriormente. Estudamos primordialmente o RS, discutindo e fazendo relações. Além disso, fizemos muitos trabalhos sobre assuntos relacionados à geografia que se discutiam na época, como por exemplo sobre o buraco de ozônio e o gás CFC (cloroflorcarboneto). Nesse mesmo período, o processo de ensino-aprendizagem em história seguiu sendo de forma tradicional e enfadonha.

No Ensino Superior, fui estimulada constantemente a “olhar para os estudos sociais, para geografia e para história de um modo diferente, por que comecei a estabelecer relações e vínculos (significados) na sociedade, nas relações humanas, na política, na economia, enfim, no quotidiano.

Novas ideias, vivências e práticas mudam! Quem diria que eu, que sempre detestei as disciplinas de estudos sociais, geografia história, estaria agora motivada a escrever um texto nesta área.



Um olhar problematizador sobre a realidade vivida.

A escola tem sido vista como um lugar tedioso e desligado do cotidiano. As aulas são enfadonhas e desinteressantes. O ensino é acrítico, alienante, despolitizado, descontextualizado e sem análise do processo, não contribuindo para a formação do cidadão e cidadã. Por outro lado, os conteúdos de estudos sociais fazem parte do nosso dia-a-dia. Um dos principais objetivos dos estudos sociais é a construção da noção de vida em sociedade.



Projeto “Traçando Porto Alegre: recordando e vivendo as transformações.



Optei por ter o estudo de Porto Alegre como eixo, tema, fio condutor das discussões e problematizações, uma vez que era um dos conteúdos determinados pela escola para se trabalhar na 3° série e por acreditar ser esta uma boa temática de trabalho. Sendo assim trabalhei dentro de visão de currículo integrado, utilizando a metodologia de projetos.

Por que estudamos Porto Alegre?



Por que faz parte dos conteúdos da 3° série; porque queríamos saber mais sobre a cidade; porque queríamos conhecer a cultura e as tradições da capital do Estado do Rio Grande do Sul; porque tínhamos muitas curiosidades sobre a cidade; porque é interessante estudarmos sobre a cidade onde moramos. Achamos que Porto Alegre tem muitos lugares bonitos e queríamos conhecer a sua história. ( RESPOSTA DE ALUNO ).




Postado por: Greice Eliana Gomes Guimaraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário