Projeto: Hallowen brasileiro: lendas da nossa gente
Sub Projeto: Curupira
Turma: maternal
Duração: 1 semana
Período: final de outubro
Professora: Viviane de Oliveira.
PLANEJAMENTO DE AULA/ UNIDADE COM AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
TÍTULO DA AULA/ UNIDADE: Hallowen brasileiro: lendas da nossa gente. “Curupira”
OBJETIVO(S) DA AULA/ UNIDADE: Oportunizar aos alunos conhecer as lendas da nossa cultura.
RESULTADO(S) PREVISTO(S) PARA O(S) ALUNOS: Os alunos serão capazes de conhecer e transmitir as lendas de nossa cultura.
RECURSOS OU MATERIAIS DA AULA: Passeio à Feira do Livro; flanelógrafo; varal; teatro de máscaras; gravação de vídeo; passeio no bairro da escola.
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
LINGUÍSTICA:
Contar a história do Curupira usando o flanelógrafo;
Deixar que explorem o flanelógrafo e contem à sua maneira a história.
VISOESPACIAIS:
A professora irá distribuir folhas com as máscaras dos personagens para os alunos pintarem.
MUSICAIS:
Não se aplica.
INTRAPESSOAIS/ INTERPESSOAIS:
Destacar os pontos que mais gostaram na história e listar em um cartaz que será fixado na sala de aula.
LÓGICO-MATEMÁTICAS:
A professora distribui uma folha com os personagens da história;
Pintar, cortar e colar, nos palitos de picolé, os personagens da história e, ao final, contarmos quantos são ao todo.
CORPORAL-CINESTÉSICAS:
Propor uma competição;
Fazer brincadeiras para ver se conseguimos andar como o Curupira.
NATURALISTAS:
Com o auxílio das máscaras montar um teatro para a gravação de um vídeo.
SEQUÊNCIA DA AULA/ UNIDADE:
1. Lingüística e lógico- matemáticas;
2. Corporal- cinestésicas
3. Intra e interpessoais;
4. Visoespaciais;
5. Naturalistas
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
1. Através do cartaz, analisar o que eles acharam do projeto;
Envolvimento com as atividades;
OBSERVAÇÕES GERAIS:
1ª SEMANA- Curupira
2ª SEMANA- Saci
3ª SEMANA- Cuca
4ª SEMANA- Caipora
O projeto será para 1 mês e a cada semana será trabalhado um dos personagens da nossa cultura.
O projeto inicia com um passeio na Feira do Livro para terem um primeiro contato com as lendas que serão trabalhadas e se encerra com o passeio pelo bairro, com cada um usando a máscara que mais lhe agradar, para arrecadar doces pela vizinhança da escola.
Ao término de cada semana, nas sextas-feiras, serão gravado os vídeos dos teatros que eles irão apresentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário