sábado, 26 de novembro de 2011

ÉTICA E CIDADANIA

Ética e cidadania



Palavras esquecidas na sociedade de hoje. O respeito ao próximo e a si mesmo está desaparecendo das relações. Os relacionamentos familiares estão cada vez mais liberais. Não há mais cobrança por parte da família para que seus filhos sigam suas orientações. Cada um faz o que pensa e o que o mundo determina. A educação está banalizada, os valores estão corrompidos. Ninguém esta preocupado com o outro e muito menos com as suas responsabilidades em sociedade. A impunidade deixa crimes bárbaros tornarem-se normais, o que facilita e influencia muitos outros a continuarem cometendo os mesmos erros.


A escola junto com a família deveriam caminhar junto, para ajudar a construir crianças e jovens mais conscientes. Conscientes das suas ações junto à sociedade, se responsabilizando por suas atitudes.

De acordo com um artigo do MEC:


Uma questão a ser apontada é que atualmente as crianças e os adolescentes vão à escola para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso. Não existe o objetivo explícito de formação ética e moral das futuras gerações. Entendemos que a escola, enquanto instituição pública criada pela sociedade para educar as futuras gerações, deve se preocupar também com a construção da cidadania, nos moldes que atualmente a entendemos.


Ética e Cidadania


Ética e Cidadania construindo valores na escola e na sociedade Aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.


VALORIZAÇÃO DO DIÁLOGO - Criar as condições para que os jovens desenvolvam a capacidade dialógica, tomando consciência de seus próprios sentimentos e emoções.


CONSTRUINDO UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO:


Estimular reflexões


Estimular vivência


Valorizar o convívio social a partir das relações estabelecidas na escola


Considerar as diferenças, potencialidades e dificuldades


http://www.slideshare.net/tecnologianorte1/tica-e-cidadania
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf
http://www.google.com.br/search?q=etica+e+cidadania&hl=pt-BR&rlz=1R2ADRA_pt-PTBR453&prmd=imvnsb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=Y4_JTpP-EY2WtwfEke3QAg&sqi=2&ved=0CDEQsAQ&biw=1024&bih=528




Políticas da Educação I
Profa.Tanise

Nenhum comentário:

Postar um comentário