segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONSTRUTIVISMO



A partir da década de 80, a educação brasileira começou a ser invadida pelas idéias construtivas de Jean Piaget, que abalou principalmente a área de alfabetização, o construtivismo é encarado como uma teoria que se usado para o bem, só ajudará na educação.
Como Piaget fala no texto, o conhecimento surge da interação do sujeito com o objeto e não do sujeito com sujeito e objeto com objeto, assim que o sujeito vai interagindo com o mundo, ele começa a produzir seus conhecimentos, por isso é muito importante a interação de todos com a sociedade.
O construtivismo trouxe uma concepção sobre a inteligência, o Q.I, a medida da inteligência, que eu acho muito importante, só não concordo quando essa medida toma o rumo da pessoa mais inteligente que a outra, não existe isso e sim um atraso cognitivo, cada um possui sua forma de aprender e seu tempo para isso ocorrer, ninguém aprende igual ao outro.
Na educação infantil é muito importante que o professor entende o seu aluno, suas dificuldades, suas idéias, etc. para poder auxiliar aquele aluno de forma que ele se sinta bem e não sempre impondo idéias e colocando em prática o que o professor acha certo, a criança deve ser estimulada ao aprendizado e para isso a sociedade tem que visar que o ser humano não nasce sabendo e sim aos poucos vai se interando com a sociedade e construindo seus conhecimentos.
Para colocar o construtivismo dentro da área escolar, tem que possuir um guia, não basta jogar o aluno dentro das idéias e deixá-lo solto, pois assim irá fracassar com certeza, e assim deve ser para que tanto aluno como professor fiquem realizados no ambiente escolar. Acho muito importante a idéia construtivista dentro da educação infantil porque o conhecimento só vem com a interação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário