Escola: Faculdades Integradas São Judas Tadeu
Ano: 2011 Turma: 5° ano (4° série)
Professora: Greice Eliana Gomes Guimarães
2. Objetivo Geral:
•Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas, sociais e religiosas, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, conflitos e contradições sociais.
3. Objetivos específicos:
•Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à localidade quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
•Socializar informações sobre origem e étnica;
•Identificar as festas locais, regionais, nacionais, internacionais, folclóricas e religiosas. Como alguns marcos de referencia na vida das pessoas;
•Demonstrar conhecimento sobre as formas de deslocamento das populações africanas para a America e do seu estabelecimento no Brasil de modo especial no Rio Grande do Sul;
•Reconhecer que a identidade “não é única, nem eterna, e histórico sócio-cultural”;
4. Programa de aprendizagem:
Artes:
• Coordenação motora fina e grossa, texturas reconhecimento das cores;
Português:
•Produção textual; Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagens; Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas;
História:
•Construção de sínteses históricas, tomando-se as relações entre os momentos significativos da história local e os da história regional e Nacional;
5. Estratégias de ensino:
•Livros “Menina Bonita do Laço de Fita” e “Menino Nito”;
•Filme “Nelson Mandela, a luta pela Liberdade”;
•Confecção de painéis;
•Debates em pequenos grupos;
•Busca e coleta de informações por meio da observação direta e indireta conforme requer o assunto e sob orientação do professor;
•Visitação e passeios a lugares históricos;
•Entrevistas.
6. Recursos utilizados:
•Materiais impressos: jornais, revistas, livros, enciclopédias e dicionários;
•Quadro de Giz;
•Jornal para confecção de mascaras, cola, tinta;
•Cds, DVDs;
•Cartazes e murais.
7. Avaliação da aprendizagem:
A avaliação será constante e integrada valorizando as produções dos alunos durante o projeto e a participação individual de cada um.
8. Tempo previsto: 21/11 á 25/11 Semana da Consciência Negra.
Postado por: Greice Eliana Gomes Guimaraes.
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