sábado, 19 de novembro de 2011



 
1. Dados de identificação:


Escola: Faculdades Integradas São Judas Tadeu


Ano: 2011                                Turma: 5° ano (4° série)


Professora: Greice Eliana Gomes Guimarães

2. Objetivo Geral:


•Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas, sociais e religiosas, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, conflitos e contradições sociais.




3. Objetivos específicos:


•Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à localidade quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais;
•Socializar informações sobre origem e étnica;
•Identificar as festas locais, regionais, nacionais, internacionais, folclóricas e religiosas. Como alguns marcos de referencia na vida das pessoas;
•Demonstrar conhecimento sobre as formas de deslocamento das populações africanas para a America e do seu estabelecimento no Brasil de modo especial no Rio Grande do Sul;
•Reconhecer que a identidade “não é única, nem eterna, e histórico sócio-cultural”;


4. Programa de aprendizagem:


Artes:


• Coordenação motora fina e grossa, texturas reconhecimento das cores;


Português:


•Produção textual; Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagens; Registro em diferentes formas: textos, livros, fotos, vídeos, exposições, mapas;


História:


•Construção de sínteses históricas, tomando-se as relações entre os momentos significativos da história local e os da história regional e Nacional;


5. Estratégias de ensino:

•Livros “Menina Bonita do Laço de Fita” e “Menino Nito”;


•Filme “Nelson Mandela, a luta pela Liberdade”;


•Confecção de painéis;


•Debates em pequenos grupos;


•Busca e coleta de informações por meio da observação direta e indireta conforme requer o assunto e sob orientação do professor;


•Visitação e passeios a lugares históricos;


•Entrevistas.


6. Recursos utilizados:



•Materiais impressos: jornais, revistas, livros, enciclopédias e dicionários;


•Quadro de Giz;


•Jornal para confecção de mascaras, cola, tinta;


•Cds, DVDs;


•Cartazes e murais.



7. Avaliação da aprendizagem:


A avaliação será constante e integrada valorizando as produções dos alunos durante o projeto e a participação individual de cada um.


8. Tempo previsto: 21/11 á 25/11 Semana da Consciência Negra.







Postado por: Greice Eliana Gomes Guimaraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário