terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nenhum a menos

Reflexão sobre o filme “Nenhum a menos”.
                                                                                      Por Viviane Oliveira.

              Este filme mostra uma dura realidade, não só da China, mas de todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos.
               Aqui no Brasil é muito comum encontrarmos escolas com os mesmos problemas dos quais mostra o filme. Que vão desde a infra-estrutura, até a qualificação dos profissionais de educação.
              A nossa realidade não está tão longe do mencionado no filme em alguns lugares do país. Há lugares em que as crianças têm aulas em ambientes bem parecidos daquele lugarejo do filme. Onde não se têm o mínimo para uma boa aula. Mas mesmo assim, as professoras fazem tudo que está ao seu alcance para ensinar seus alunos.
              Como fica claro no filme, todos têm direito a educação de qualidade mas não é isso que vemos, pois ainda há aqueles que precisam largar os estudos para poderem trabalhar e assim ajudarem seus familiares. As dificuldades de se manter uma criança na escola são muitas porque a pobreza fala mais alta. Quando a família não tem o que comer, todos precisam se mobilizar para trazer a comida para dentro de casa e aí acontecem as evasões escolares.
              Para que esta evasão diminua é preciso políticas mais sérias em relação a outros problemas sociais como habitação, trabalho, alimentação e saúde. Quando todos estes problemas forem solucionados a educação será quase que uma conseqüência pois ninguém aprende com fome, ou morando na rua, ou tendo um problema de saúde.
              Não há receita pronta para que o problema da educação se resolva, mas há sim propostas de pessoas interessadas em que este problema se acabe. São professores como aquele do filme, que mesmo com sua maneira ultrapassada de lecionar, quer que seus alunos continuem indo a escola, porque ele sabe que só através da educação aquelas crianças poderão ter um futuro diferente da de seus pais. Diferente do Prefeito que só mostrou algum interesse na escola quando a emissora de tv esteve lá e levou as doações feitas pelos cidadãos da cidade grande. Aí ele demonstrou que se preocupava com a realidade da escola. Que devia reformar e oferecer materiais adequados às crianças.

Um comentário:

  1. Só estou postando agora pois não estava conseguindo acessar. Agradeço a compreensão.
    Viviane Oliveira - 2ª semestrte

    ResponderExcluir