segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Apresentação do grupo 3 feita com base no livro: "Política Educacional".

Nomes: Jane, Fabiana, Susana, Taíne, Cláudia, Vanessa


Capítulo 3

A reforma como política educacional dos anos 1990

  • A reforma dos anos 1990 envolveu e comprometeu intelectuais em comissões de especialistas, análises de parâmetros curriculares, elaboração de referenciais e pareceres.
  • Referência no cenário nacional -.> Escola Plural de BH e a escola Cidadã de POA.
  • Plano do financiamento do MEC implementou vários programas.
  • A mais importante e eficaz , no entanto, para assegurar a permanência das crianças na escola é, na visão do MEC, a bolsa escola;
  • Apesar do suposto empenho do governo em construir consensos, não há como ocultar o descontentamento da maioria dos educadores em torno dessa política;
  • O deteriorado quadro educacional Brasileiro deve-se não a falta de recursos, mas à ineficiência em sua gestão;
  • Os reformadores afirmam que a educação constituí-se como uma das principais vias de enfrentamento dos problemas atuais;
  • Trata-se de destacar sua função ideologia: função é responsabilizar a população pela situação da economia no país.
  • Ideia que o país superará sua posição, se cada cidadão investir em sua própria escolarização e requalificação;
  • Como pretende o Estado melhorar a qualidade da educação cortando verbas, mantendo baixos salários para os professores, sendo refratárias as condições objetivas das escolas no Brasil?
  •   Mediante discussões o ministro Paulo Renato Souza diz que “pretendeu retirar o curso de pedagogia uma das funções, ou seja, a de formar o professor, mantendo a de formar o especialista”;
  •  Com a declaração de Jomtien, o Brasil, assumiu alguns compromissos como: acesso universal a educação básica até 2000, melhoria dos resultados de aprendizagem, redução de analfabetismo de adultos, e ampliação de serviços de educação básica, entre  definição da politica do preparo do mestre”:
  • Mas como solucionar esse problema se o Brasil é o país que menos investe em educação?
  •  Cobra-se do professor qualificação, mas paga-se salários baixíssimos, reclama-se que o professor não é profissionalizado, mas retira sua formação, fala-se em solucionar todos esses problemas, mas não se pensa em aumentar verbas;








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