domingo, 3 de julho de 2011

Planejamento Inteligências Múltiplas

Título da Aula/unidade: No céu, no ar e no mar. Animais em todo lugar!
Objetivo(s) da Aula/unidade: Os alunos aprenderem sobre os animais de oito modos.
Resultado(s) Previsto(s) do aluno: Os alunos serão capazes de reconhecer os bichinhos, imitar seus sons, caminhar ou movimento através de várias formas: Músicas, exercícios físicos e outros.
Recursos ou Material da Aula: Cartazes, filmes, músicas, desenhos, fantoches e outros.
Atividade de Aprendizagem:

  • Lingüísticas ou Verbais:      
Estar atento à hora do conto: “Os animais da fazenda”, reconhecer e nomear (oralmente) os bichos citados na história.

  • Visuoespaciais:
Com pincéis, tintas e plasticor (cola colorida), desenhar e colorir os animais em folhas A3.
  • Musicais:
Criar uma colagem musical com diferentes peças musicais que represente a sequência dos sons dos animais envolvidos na história.
  • Intrapessoais:
Escrever algo, que relacione os bichinhos trabalhos, consigo, por exemplo: Sou pequeninha como a formiga, brava como o leão e dou pulos como um sapinho.
  • Lógico-matemáticas:
Criar um gráfico sobre as espécies de animais em diferentes regiões brasileiras, com gravuras ilustrativas.
  • Naturalistas:
Comparar através de pesquisas, os diferentes habitat dos animais.
  • Interpessoais:
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo deverá montar uma maquete de algum habitat de animal estudado.
  • Cinestésico-Corporais:
Jogo da mímica: os alunos irão sortear um animal para imitar e os colegas deverão adivinhar qual o bicho.
Seqüência da Aula/unidade: 1. Atividade lingüistica; 2. Atividade Lógico-matemática; 3.Atividade corpora-cinestésica; 4. Atividade visuoespacial; 5.Atividade naturalista; 6.Atividade musical; 7. Atividade interpessoal; 8. Atividade intrapessoal.

Procedimento de Avaliação: 1. Nota do gráfico matemático/ ou pintura; 2. Pedir aos alunos para avaliarem as representações e/ ou canções uns dos outros.


Mônica e Susana

Nenhum comentário:

Postar um comentário