quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto político pedagógico

O que é P.P.P.?

Ao estudar o texto de Ilma Passos Alencastro Veiga, consegui ampliar o conceito do Projeto Político Pedagógico dentro da escola, como funciona, quem o cria e para que serve...
Deve ser construído "democraticamente", pelo corpo docente, discente, pais, funcionarios e comunidade, tentando levar em consideração as necessidades de cada grupo, onde cada um possa dar sua opinião.
As pessoas que compõe este grupo,devem sempre que possível ter acesso  ao P.P.P. pois é um importante documento da escola, não deve ficar "entesourado", é aconselhado também que se possa ter uma ou mais cópias gravadas em dispositivos móveis, para serem feitas alterações com maior facilidade.
Neste texto, há formas pela qual podem ser contruído este documento, no entanto não encontraremos em nenhuma escola um P.P.P. idêntico ao descrito pela autora, pois não há uma receita ou molde para se construir este documento.
É importante lembrar que todos os ideiais, princípios e métodos da escola devem ser citados no corpo do Projeto, para que futuramente possa ser utilizado, caso haja questionamentos quanto às práticas escolares, podendo desta forma provar que tais práticas já haviam sido escolhidas e aprovadas na sua construção,pois este documento "rege as leis dentro da escola".
Gostaria de finalizar citando o que diz Alves:
A escola persegue finalidades. É importante ressaltar que os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola. Para tanto, há necessidade de se refletir sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades e nos objetivos que ela define. As finalidades da escola referem-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados (Alves 1992,p.19).

Susana V. da Silveira

Um comentário: