terça-feira, 23 de novembro de 2010

Teoria do Currículo.

Uma breve abordagem de alguns dos conteúdos trabalhos no decorrer do semestre, na disciplina de Teoria do Currículo:

 A crítica neomarxista de Michael Apple
  • Preocupação de Apple em evitar uma concepção mecanicista e determinista dos vínculos entre produção e educação;
  • Relação entre economia, educação e cultura, sociedade capitalista e dominação de classe;
  • Conexão entre a organização econômica e a curricular. Esse vínculo é mediado pela ação humana;
  • Visão de Escola como produtora de conhecimento técnico;
  • Contribuição de Apple para politizar a teorização sobre currículo;
  • Henry Giroux estava sempre em conexão com a questão pedagógica e curricular, suas analises parecem ter se tornado crescentemente mais culturais do que propriamente educacionais;
  • Giroux é igualmente crítico, mas crítica as análises que não dão atenção as conexões, as formas como as construções se desenvolvem na escola e no currículo;
  • É através do conceito de resistência que Giroux busca as bases para desenvolver uma teorização critica, mas alternativa, sobre a pedagogia e o currículo. Falando de uma “pedagogia de possibilidades”;
  • Giroux vê a pedagogia e o currículo através da noção de “política cultural”;
  • O currículo envolve a construção de significados e valores culturais;
  • O currículo é um local onde, ativamente, se produzem e se criam significados sociais;
  • Significados em disputa, que são impostos, mas também contestados.
            Grupo: Alessandra Gonçalves, Eveline Finger e Mª Cristiane Borges

Texto: "O perfil da Escola Pós- Moderna." 
1. Sugira um nome para a Escola X  e outro para a Escola y.
X- Seguindo a Cartilha
Esse nome foi estipulado pelas atitudes dos professores automáticos e autoritários referindo-se a uma cartilha amarelada (antigo/método) a ser seguido e nada mudado.
Y- Renovando Saberes
Esse nome foi estipulado pelos professores renovados, prontos para estigarem saberes de si mesmos e de seus alunos, procurando trazer o interesse do aluno para o meio escolar. Sendo motivado e criativo em seus projetos e execução.

2. É possível uma transição da Escola X para a Escola Y?
Sim, é possível, mas para isso dependerá de muito esforço e renovação no perfil do professor/educador.
Investir neste profissional com cursos, materiais didáticos modernos/atualizados, entre outros...

3. Comente as possíveis dificuldades dessa transição.
  • Resgatar o prazer dos alunos em estar em sala de aula;
  • Fazer professores antigos/moldado a mudarem um pouco seu sistema de ensino, trazendo algo que seja de interesse do aluno. Sendo flexível!

4. Que contribuições estamos dispostos a oferecer para essa transformação?
Estar sempre se qualificando, respeitando os alunos. Tendo uma contribuição feita no dia-a-dia, através de conversas informais, recursos a ser utilizados e estudados.

      Alunas: Alessandra Gonçalves e Mª Cristiane Borges.

Documentário: “Pro Dia Nascer Feliz.”

Ao assistir este documentário pude ainda mais perceber as diferenças entre as classes sociais e suas culturas em relação à educação.
De como o professor é o pilar principal de uma escola, de uma estrutura familiar e de um meio social. Como os alunos e a sociedade cobram dos professores rendimentos de que muitas vezes não cabe ao professor resolver, no entanto a professores que já estão no seu limite não conseguindo mais expor suas habilidades de ensino, por muitas das vezes ficando doentes psicologicamente.
Este documentário abordar várias escolas de diferentes classes sociais e cidades, mostrando bem a realidade que vive nossas crianças e de como é desvalorizado o ensino.

Aluna : Mª Cristiane Borges

Filme: “A Sociedade dos Poetas Mortos.”

            Este filme aborda uma grande reflexão em relação à educação tradicional, que se baseava nos quatro pilares da educação: tradição, honra, disciplina e desafio. Onde não podia mudar o currículo naquela escola, assim sendo fixo. Enfatizando a tradição e a disciplina em primeiro lugar. Por ser uma escola só de rapazes e do qual os pais tinham total domínio de suas vidas e principalmente de suas carreiras profissionais no futuro, os professores também homens não podiam quebrar as regras, mas naquela época teve alguém para fazer a diferença, que foi o professor de poesia Keating, um grande guerreiro para aqueles meninos. Conseguiu de uma maneira diferente e prazerosa, usar diversos recursos didáticos para mudar o modo de ensinar, do qual os alunos aprenderam a gostar de poesia e de tudo a sua volta. É isso que falta no nosso ensino, precisamos de profissionais que gostem do que estão fazendo, assim buscando meios de produzirem aulas prazerosas e de total aproveitamento.


              Aluna: Mª Cristiane Borges

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