terça-feira, 23 de novembro de 2010

Psicologia e Educação.

Irei fazer aqui uma abordagem de alguns dos conteúdos trabalhos no decorrer do semestre, na disciplina de Psicologia e Educação:

Escola da Ponte em Portugal:

·         É uma escola publica da vila das Aves no subúrbio de Portugal.
·         Foi fundada pelo professor José Pacheco.
·         Não segue o modelo de seriação.
·         Os alunos estipulam as regras e o que querem aprender.
·         Aprendizagem significativa.
PACHECO, afirma que: “Para mudar temos que refazer certezas”
"Educar é mais do que preparar alunos para fazer exames, mais do que fazer decorar a tabuada, mais do que saber papaguear ou aplicar fórmulas matemáticas. É ajudar as crianças a entender o mundo, a realizarem-se como pessoas, muito para além do tempo da escolarização."
             (Projeto Educativo “Fazer a ponte.”)


Documentário: “Pro Dia Nascer Feliz.”

Ao assistir este documentário pude ainda mais perceber as diferenças entre as classes sociais e suas culturas em relação à educação.
De como o professor é o pilar principal de uma escola, de uma estrutura familiar e de um meio social. Como os alunos e a sociedade cobram dos professores rendimentos de que muitas vezes não cabe ao professor resolver, no entanto a professores que já estão no seu limite não conseguindo mais expor suas habilidades de ensino, por muitas das vezes ficando doentes psicologicamente.
Este documentário abordar várias escolas de diferentes classes sociais e cidades, mostrando bem a realidade que vive nossas crianças e de como é desvalorizado o ensino.


Entrevista com o diretor e participantes do documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, no programa Tempos de Escola com Serginho Groisman.

Nesta entrevista estavam alguns participantes do documentário e o diretor João Jardim, do qual o entrevistador Serginho abordou alguns fatos importantes relatados no decorrer do documentário, e gostaria de saber se houve alguma mudança depois do documentário pronto e exposto ao público.
Muitos falaram do tempo que passaram na escola e algumas mudanças que ocorreram no decorrer deste tempo, do papel do professor e a igualdade dos problemas enfrentados pelos estudantes de classe alta e baixa, dá pouca importância feita à educação.
O diretor também relatou sua visão feita no decorrer das filmagens e dá importância de um profissional disposto a ajudar seus alunos.


Vygotsky

            Um autor de estrema importância para a educação, com suas obras pode ampliar as questões sócias, a valorização do professor e da escola.
É um auto chamado de INTERIACIONISTA, que o olha o ser interna e externante buscando a evolução do desenvolvimento humano com:
  • Filogênese: História de uma espécie
                         Limites de funcionamento psicológico.
                         Cérebro flexível, mais desenvolvido.
  • Ontogênese: Desenvolvimento do ser/espécie.
                                  Seqüência de desenvolvimento.
  • Sociogênese: História da cultura em que o sujeito esta inserido.
  • Microgênese: Cada fenômeno psicológico teu sua própria história.
Mediação Simbólica:
  • Uso de instrumentos simbólicos;
  • Intermediação;
  • Relação imediata através de instrumentos ou de signos.
Pensamento e Linguagem:
·         A linguagem nomeia os signos;
·         A linguagem classifica, enuncia;
·         Linguagem-lingua tem a função de comunicação gestual ou sonora e ainda a função de pensamento- compreensão.

Aluna: Mª Cristiane Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário