segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Teoria do Currículo - Pro Dia Nascer Feliz

Assistindo ao documentário “Pro dia nascer feliz” pude aprender e conhecer várias realidades das escolas Brasileiras. Podemos observar uma drástica diferença de realidades entre escolas públicas e particulares.

A Primeira escola – Monari, em Pernambuco – mostra uma situação de má distribuição do dinheiro, uma falta de estrutura de sala de aula, e sobre a relação professor-aluno há uma falta de comprometimento do professor e não reconhecimento da capacidade do aluno.

A segunda escola – Rio de Janeiro – me chamou atenção a política do conselho de classe, baseado em dar chances  e analisar mais o comportamento do aluno do que o seu processo de aprendizagem.

A Escola de São Paulo, taxada como “periferia da periferia”, é uma escola muito bonita e que os alunos gostam porém, é uma escola do século passado, o professor não está preparado para esse tipo de aluno. Isso acaba afastando o aluno da escola e gerando uma grande frustração do professor, perdendo sua identidade.

A outra escola de São Paulo, de classe alta, exige demais dos alunos e acaba afetando os alunos psicologicamente. A Escola tem uma infra-estrutura ótima que parece um SPA.


Eveline Finger da Costa

Um comentário: