Esta foi sem dúvida nenuhma uma disciplina muito enriquecedora que nos apresentou os primeiros conceitos de Psicologia bem como nos fez conhecer ao longo do semestre um pouco/bastante sobre alguns teóricos que contribuíram muito com a Educação.
Começamos esta disciplina conhecendo alguns conceitos básicos de psicologia como Neurose, Psicose, Id, Ego, Superego e algumas outras palavras que a princípio me assustaram um pouco mas com o passar do tempo fui me familiarizando com elas e percebendo que seus significados estavam sempre interligados com os conteúdos propostos pela professora Denise com muito brilhantismo.
Primeiro veio Piaget e sua teoria da fases de acordo com a idade da criança ele compartimentou a grosso modo falando o desenvolvimento da criança de acordo com sua evolução enquanto pessoa e ser humano.
Depois fomos apresentadas ao Vigotsky teórico este que estudou muito sobre a interação da criança com o seu meio e fez deste meio seu objeto de estudo para desenvolver sua teoria, com ele aprendi que o meio pode ser uma ótima influência no desenvolvimento infantil mas, se não tivermos cuidado este mesmo meio pode ser totalmente nocivo a esta criança.
Henri Wallon foi o teórico considerado o pai da motricidade um pensador que valorizava o MOVIMENTO desenvolveu seus estudos baseado na Importância dos Afetos mostrando que o afeto pode contagiar o outro e que podemos ter uma afetividade positiva = AMOR / ALEGRIA e uma afetividade negativa = ÓDIO / TRISTEZA.
Aline Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário