quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Psicologia da Educação!1

Esta foi sem dúvida nenuhma uma disciplina muito enriquecedora que nos apresentou os primeiros conceitos de Psicologia bem como nos fez conhecer  ao longo do semestre  um pouco/bastante sobre alguns teóricos que contribuíram muito com  a Educação.
Começamos esta disciplina conhecendo alguns conceitos básicos de psicologia como Neurose, Psicose, Id, Ego, Superego e algumas outras palavras que a princípio me assustaram um pouco mas com o passar do tempo fui me familiarizando com elas e percebendo que seus significados estavam sempre interligados com os conteúdos propostos pela professora Denise com muito brilhantismo.
Primeiro veio Piaget e sua teoria da fases de acordo com a idade da criança ele compartimentou a grosso modo falando o desenvolvimento da criança de acordo com sua evolução enquanto pessoa e ser humano.
Depois fomos apresentadas ao Vigotsky teórico este que estudou muito sobre a interação da criança com o seu meio e fez deste meio seu objeto de estudo para desenvolver sua  teoria, com ele aprendi que o meio pode ser uma ótima influência no desenvolvimento infantil mas, se não tivermos cuidado este mesmo meio pode ser totalmente nocivo a esta criança.
Henri Wallon foi o teórico considerado o pai da motricidade um pensador que valorizava o MOVIMENTO desenvolveu seus estudos baseado na Importância dos Afetos mostrando que o afeto pode contagiar o outro e que podemos ter uma afetividade positiva = AMOR / ALEGRIA e uma afetividade negativa = ÓDIO / TRISTEZA.
Aline Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário