sábado, 13 de novembro de 2010

Compartilhamento, " Todas as diciplinas se complementam..."

Processos Neurológicos

A Educação desde muitos anos atrás, vem sendo modificada, vamos refletir um pouco sobre o começo da educação no Brasil! 


Na disciplina da professora Mireila em História da Educação II, percebi que a educação teve uma grande contribuição dos Jesuitas, que ao virem para o Brasil, passaram para os índios como ler e escrever, mas desde lá está educação já trás consigo um desejo do poder, ou seja, de quem está governando no momento. Para o governo a educação traz um modo de fazer as pessoas serem, que possm trabalhar na indústria. Na época os índios eram ensinados para poder se relacionar melhor e com isso trabalhar na área agrícola. Segundo Aranha: “... apreocupação do governo, no que diz respeito à educação, era a formação da elite dirigente...”, ou seja, os únicos que precisavam de um ensino superior era a clase alta. Hoje em dia podemos ver claramente que este contexto não mudou nada, a escola ainda é um meio onde o Estado, faz com que saiam pessoas formadas para o mercado de trabalho nas indútrias. Comparando com Políticas Educacionais I, com a professora Maria Inês entendendo as Leis de Diretrises e Bases, podemos perceber que o Estado é obrigado a dar o ensino fundamental e o ensino médio gratuito, pois eles não estão preocupados em formar seres pensantes e sim fazer da escola um lugar onde as pessoas não precisam ter conhecimentos, pois para o mercado de trabalho nas indútrias eles não precisam de tanta qualificação dos funcionários. Eu vejo a falta que faz um ensino de qualidade onde os professores façam de suas aulas um lugar onde idéias são trocadas.

Vendo as leis da educação, discutimos em aula que toda a escola tem que ter um currículo, na disciplina Teorias do Currículo, discutimos que o curriculo mostra o que a escola traz em sua bagagem, onde mostra seus conteúdos e qual é o seu modo de mostrar os conhecimentos para os alunos e dentro do currículo deve-se mostrar o planejamento de aula, que na disciplina do professor Rogério em Planejamento Educacional, ele mostra para nós como podemos fazer com que as aulas fiquem mais atraente, ele nos mostrou um texto sobre Inteligências Multiplas, onde trata de trazermos para nossa sala não só a matemática e o português, mais sim habilidades váriadas, como trazer aulas de música, visual, interpessoal, intrapessoal e naturalista, onde estaremos desenvolvendo para uma melhor sociedade, e assim nossos alunos são estimulados a pensarem e usarem as habilidades que nosso cérebro nos possibilita e que muitas vezes a forma como as aulas são dadas, essas formas, eu acredito, podem melhorar o pensamento. Nas aulas da professora Denise Quaresma discutimos bastante sobre o nosso comportamento em sala onde não devemos ser apenas dépositores de conhecimento e sim fazer das aulas um momento de aprendizagem tanto para o aluno quanto para o professor, e sempre trazer assuntos atuais para nossa sala e que estejam na realidade do aluno.

A disciplina de Processos Neurológicos com a professora Simone, nos faz entender que dentro de todas estas disciplinas que citei, está inclui todas, ou seja, as aulas da professora Simone é sobre o cérebro onde mostra onde está cada habilidade que temos mas que as vezes não é treinada para colocarmos em práticas essas habilidades, sem os neuronios não poderiamos refletir sobre tudo o que vivemos e se usarmos alguma substancia não apropriada ilegal ou que seja legal para nosso organismo mexemos em todo nosso funcionamento. Se não tivessemos nosso cérebro não poderiamos pensar em nenhuma dessas disciplinas, pois é ele que nos possibilita, através dos nervos e suas conexões, que os pensamentos acontecem, que possamos sempre receber estímulos internos e externos e responder a eles.

Patricia Lucas de Vargas

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