segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um convite para a reflexão

> Gazeta de Cuiabá, 18/10/2010 - Cuiabá MT
Pense no professor...
Irene Baleroni Cajal
De um lado: Pense em quem, de cinquenta em cinquenta minutos, "enfrenta" de trinta a quarenta alunos que nem sempre desejam estar na sala de aula. Pense em quem repete várias vezes uma explicação, um comando porque um ou outro menino não está prestando atenção. Pense em quem inúmeras vezes tem que rogar por silêncio e impor disciplina para que o trabalho seja produtivo. Pense em quem não pode atrasar-se, ter preguiça, ficar doente, matar aula, permitir-se errar, muito menos ter dúvidas. Pense em quem leva para casa deveres, como preparar aulas, elaborar provas, corrigir provas e trabalhos, lançar notas, fazer relatórios e não pode atrasar ou deixar de fazer. Pense em quem vive sendo observado e cobrado pelos diversos setores com os quais lida no dia a dia, inclusive pelos alunos. Pense em quem deve sempre estudar, atualizar-se, estar antenado com o que acontece no mundo, ser empreendedor, ser simpático, sorrir. Pense em quem tem que tornar-se expert em informática, elaborar aulas em power point, criar blogs para atender alunos, acessar twitter, viver em meio a bits e bytes. Pense em quem, por ter escolhido essa profissão, precisa trabalhar em três turnos diários para garantir uma vida confortável aos seus.

De outro lado: Pense em quem vez ou outra ouve comentários como "Puxa, já tocou o sinal?". Pense em quem vez ou outra recebe elogios de pais e até de alunos. Pense em quem vez ou outra é lembrado pela coordenação ou direção escolar como profissional competente. Pense em quem vai além do que a obrigação exige e vez ou outra alguém consegue ver isso.

Pense em quem vez ou outra é parado na rua por gritos de "Professor, professor!", único
profissional com quem isso acontece. Pena que o segundo lado seja tão menor do que o primeiro. Isso mostra que o professor hoje carece de reconhecimento profissional. O reconhecimento que toda a sociedade deve ao professor baseia-se no respeito e na admiração. O respeito vem de seu conhecimento, de sua constante busca de aprimoramento, de sua dedicação à escola e aos alunos, de ser um eterno aprendiz. A admiração vem de sua habilidade de ensinar, de sua paciência e tolerância, de suas aulas reinventadas, de sua paixão pelo que faz. O que move o professor é acreditar que o que está fazendo vai contribuir para mudar o mundo, deixá-lo mais fraterno, menos desigual, mais inteligente, menos triste. Ironizando um pouco, professor, tenha bom humor! Com bom humor, quem sabe você supera dificuldades e vence os desafios diários de ser professor.

Um comentário:

  1. Pense em quem vez ou outra é parado na rua por gritos de "Professor, professor!". Nesta pequena, mas marcante passagem senti uma emoção muito grande e tenho certeza que não há reconpensa maior que nós comos educadores podemos receber. Este é o sinal do que representamos na vida das crianças e dos jovens. Parabéns a todos os professores.

    ResponderExcluir