sábado, 18 de setembro de 2010

Teoria do Currículo

Na manhã de sexta-feira, dia 17/09/2010, participamos de um seminário (ministrado pela professora Maria Inês) acerca do livro: A Escola tem futuro? de Marisa Costa. Neste livro está organizado algumas entrevistas que Marisa fez com estudiosos da educação.

Da entrevista feita com Antonio Flávio Barbosa Moreira extraímos alguns itens que foram refletidos e debatidos em sala de aula:

- O currículo ainda é o coração da escola;
- Currículo este, que reproduz certos valores e certas visões da cultura (capitalista, individualista, descartável, consumista, entre outros);
- Na escola temos processos que tendem a homogeneizar e processos que tendem a estabelecer diferenças;
- Os professores precisam se preocupar com sua formação para acompanhar o ritmo do mundo;
- A escola poderia avançar no sentido de melhorar a dor de tanta gente;
- A escola e os docentes devem incentivar os alunos a serem mais críticos com relação ao que esta imposto no mundo, nas relações sociais, em fim os alunos devem ser participantes deste processo de construção e desconstrução;

Segundo o autor o futuro da escola é incerto na medida em que não se pensa em renovação, atualização, crítica...Mas a escola ainda é o único lugar onde se democratiza as relações entre professores e alunos, onde se formam identidades, um local humanizador...Ele sugere a "construção" ou "invenção" de uma escola alternativa onde haja:
- reconhecimento da centralidade da cultura;
- utopia e solidariedade;
- escola e currículo, critica e construção de novos saberes.

Não esqueça de deixar seu comentário...
Bjsssss Graci e Aline.

Um comentário:

  1. Adorei o nosso seminário e concordo que a escola só terá futuro se começarmos a mudar o presente, nos atualizando e buscando formas de mostrar nossas idéias e nossa posição quanto à escola atual.
    Um beijão meninas!!!

    Eveline Finger da Costa

    ResponderExcluir