Livro: ESCOLA BÁSICA NA VIRADA DO SÉCULO
Texto: A escola e o espíríto do capitalismo
Autor: Fernando Alvarez-Uría
Reflexão do texto:
A Escola básica na comtemporaneidade tem como sentido de se moldar ao interesse do sistema capitalista e tentar solucionar os problemas das classes populares.
A educação passou por várias transformações que permeiam na atualidade, uma das mudanças é a as crianças entrarem na escola mais cedo.
O educador continua tendo um papel importantíssimo dentro da escola, da sala de aula , do mundo..Mas não é somente dele a responsabilidade de educar, também cabê a cada família fazer a sua parte, assim também é tarefa da sociedade estimular essa educação.
Ao longo dos anos com os avanços tecnológicos, a escola tem o mesmo significado de manter a hierarquia de classes, favorecendo a sistema capitalista com mão-de-obra barata, mas "qualificada" para operar as máquinas. E a igreja foi muito importante no decorrer deste processo de relação entre a escola e o capitalismo moldando uma sociedade dócil e disciplinada, que contribuiu para o enraizamento de um indivíduo extremamente consumista.
Alunas: Alessandra Gonçalves e Mª Cristiane Borges
É verdade gurias, mas acredito q o nosso papel como educadoras é de tentar resgatar um pouco da infância perdida...e tentar reconstruir esta escola, democratizar ela, no sentido de dar mais prazer aos pequenos por estar nela e fazer parte dela...
ResponderExcluirBjssss Graci.