sábado, 18 de setembro de 2010

Teoria do Currículo

Reflexão

Livro: A Escola tem Futuro?
Autora: Marisa Costa
Texto: VI. A escola é importantíssima na lógica do direito à educação básica. Entrevista com Miguel Arroyo.

Com base nesta leitura, pude aprimorar meu modo de pensar educação. Em um debate com Arroyo, Marisa o questiona se a escola tem futuro. Arroyo acredita que sim, e afirma que já estamos construindo uma outra escola. Muitas das questões que eles abordam ao longo da entrevista e de nossa discussão em aula, já são debatidas com mais premência nos grupos de professores. Na academia também são debatidos esses temas. Por meio dessas discussões e movimentos sociais que construiremos uma escola melhor e conseqüentemente esse será o futuro dela.

Arroyo afirma que a escola vai ser possível dependendo dos movimentos sociais, do movimento democrático, da própria democratização do poder, das políticas e recursos públicos. Dependerá dos paradoxos que enfrentará o avanço dos direitos humanos. Aí está o campo da escola possível.

No diálogo entre eles são colocadas várias questões atuais para se refletir. Está acontecendo uma descaracterização da educação. A escola sempre foi uma escola para algo, para ser alguém, para se tornar cidadão. O pensamento deveria ser outro, a educação e a escola como direito humano. Somos sujeitos de direitos e temos direito ao conhecimento, ao saber, à formação, ao trabalho. Precisamos superar essa visão primaríssima, para caminharmos em direção a uma identidade própria da educação básica. A educação média não deve ser preparatória para a universidade e sim formadora da juventude, deve dar conta de um direito que todo jovem tem, independente de ir ou não para a universidade. Isso vai implicar redefinir radicalmente os currículos.


Eveline Finger da Costa

2 comentários:

  1. Oi...gostei muito da tua síntese...e concordo com o autor qdo diz q a escola só terá futuro na medida em q reinventarmos ela, repensarmos nela...nos currículos...nos saberes...na formação docente...e muitos outros...
    Bjssss Graci.

    ResponderExcluir
  2. O futuro dependerá da educação que as pessoas recebem no presente, portanto investir na escola é a saída mais eficaz para se construir um futuro promissor. É indispensável a presença do professor´e é responsabilidade dele acompanhar a modernidade e permitir que seus alunos usufruam o máximo do potencial de nossas tecnologias.A escola deve acompanhar tal modernidade e também atualizar-se, sem perder sua essência. somente assim o futuro da escola será uma realidade muito bem vinda para todos nós.
    Josiane Coelho Machado.

    ResponderExcluir