Texto: A escola e a pluralidade dos tempos e espaços
Autor: Guacira Lopes Louro
O texto fala do tempo e espaço. O tempo que os alunos tem para fazer tudo aquilo que o professor propõe e o quanto ele planeja afim de que não exista "tempo livre" para conversar, discutir, é como se isso fosse um tempo morto. Perceba que o relógio nas escolas está normalmente no centro da sala, como o centro da aula.
A escola tem o espaço adequado para que os alunos façam fila com distanciamento de braço, entrem na sala e permaneçam em silêncio na maior parte do tempo, ao ouvir o sinal devem ir para o recreio (onde correm, gritam, falam, pulam "enlouquecidamente") ao ouvir o sinal novamente voltam para a sala em fila e repetem tudo novamente até o final da aula.
A escola determina o tempo e o espaço IGUALMENTE para que todos aprendam. Aquele que não estiver IGUAL no tempo ou espaço dos outros, este não está "pronto". MAS PRONTO PARA QUE? PRONTO EM QUE SENTIDO?
Gabriela Seibel e Tamara Andrade
Autor: Guacira Lopes Louro
O texto fala do tempo e espaço. O tempo que os alunos tem para fazer tudo aquilo que o professor propõe e o quanto ele planeja afim de que não exista "tempo livre" para conversar, discutir, é como se isso fosse um tempo morto. Perceba que o relógio nas escolas está normalmente no centro da sala, como o centro da aula.
A escola tem o espaço adequado para que os alunos façam fila com distanciamento de braço, entrem na sala e permaneçam em silêncio na maior parte do tempo, ao ouvir o sinal devem ir para o recreio (onde correm, gritam, falam, pulam "enlouquecidamente") ao ouvir o sinal novamente voltam para a sala em fila e repetem tudo novamente até o final da aula.
A escola determina o tempo e o espaço IGUALMENTE para que todos aprendam. Aquele que não estiver IGUAL no tempo ou espaço dos outros, este não está "pronto". MAS PRONTO PARA QUE? PRONTO EM QUE SENTIDO?
Gabriela Seibel e Tamara Andrade
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