quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO: MÉTODO DO ESTUDO DO MEIO


O estudo do meio, ao mesmo tempo em que veicula uma determinada concepção sobre a relação homem/sociedade, organiza-se com a finalidade de explicitar essa relação. Estudar o meio, a realidade, a vida, significa tentar encontrar elementos para melhor compreender a interação do homem com o mundo.
Por fim, o estudo do meio é uma técnica de ensino que se realiza por meio da pesquisa. A compreensão mais elaborada da problemática da prática social se faz com pesquisa de vários tipos, utilizando instrumentos metodológicos diversos, registrando e interpretando a realidade e propondo alternativas para as situações analisadas.
Salienta-se que os pesquisadores são todos aqueles envolvidos no processo educativo. E essa vivencia abre perspectiva para que se desenvolva nos educandos, uma atitude investigadora que perpasse todos os aspectos de sua vida social.
Acreditamos sim, que o estudo do meio, capacita os alfabetizadores para que eles possam, no exercício de sua docência, colaborar para a realização de aprendizagens significativas, contribuindo, sobretudo para o desenvolvimento da consciência de cidadania em seus alfabetizandos. 
                                                              
Referência
Balzan, Newton. Estudo do meio.Parra, Nélio. Didática para a escola de 1 e 2 graus. São Paulo, Pioneira, 1974.

JOSIANE COELHO MACHADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário