Novas perspectivas se abrem com a chegada de um novo semestre. Novas turmas, novos desejos de aprender e ensinar. Eis aqui, um dos grandes questionamentos que se fazem hoje no campo da educação, esçpecialmente entre pesquisadores e teóricos dessa área. Como pensar nos dias de hoje o ato pedagógico ou para ser mais exata o "ACONTECER PEDAGÓGICO"?
Nossas certezas já não são as mesmas. Perguntas não querem calar:
1. Quem ensina e quem aprende?
2. O que se ensina e o que se aprende?
3. Quando se ensina e quando se aprende?
4. Como se ensina e como se aprende?
5. Qual tarefa é reservada ao ensino e à aprendizagem?
6. Qual a melhor elaboração de um currículo?
7. Qual prática desenvolve a produção de conhecimento?
8. O que o currículo tem com o nosso estar e fazer neste mundo?
9. Que verdades acabadas vamos descobri pelo caminho?
10 O que currículo tem a ver com cultura e conhecimento?
Deixo com vocês, "blogueiras e blogueiros de plantão" a provocação destas perguntas para que aos poucos, possamos assumir os pressupostos de pesquisadores GARIMPEIROS, na busca de prováveis respostas para tantas inquietações e desconfortos.
Fica o convite para saborear a disciplina de TEORIA DO CURRÍCULO.
Vamos lá, tenho convicção que será muito interessante.
Abraços e até breve.
Importante: Como bons alunos e alunas, façam seus comentários sobre o questionamento acima sem perder de vista a imagem postada.
Nossas certezas já não são as mesmas. Perguntas não querem calar:
1. Quem ensina e quem aprende?
2. O que se ensina e o que se aprende?
4. Como se ensina e como se aprende?
5. Qual tarefa é reservada ao ensino e à aprendizagem?
6. Qual a melhor elaboração de um currículo?
7. Qual prática desenvolve a produção de conhecimento?
8. O que o currículo tem com o nosso estar e fazer neste mundo?
9. Que verdades acabadas vamos descobri pelo caminho?
10 O que currículo tem a ver com cultura e conhecimento?
Deixo com vocês, "blogueiras e blogueiros de plantão" a provocação destas perguntas para que aos poucos, possamos assumir os pressupostos de pesquisadores GARIMPEIROS, na busca de prováveis respostas para tantas inquietações e desconfortos.
Fica o convite para saborear a disciplina de TEORIA DO CURRÍCULO.
Vamos lá, tenho convicção que será muito interessante.
Abraços e até breve.
Importante: Como bons alunos e alunas, façam seus comentários sobre o questionamento acima sem perder de vista a imagem postada.
Todas estas questões me inquietam, por isto estou estou muito motivada com esta cadeira.
ResponderExcluirEspero que seja bem proveitosa.
Um abraço Inês.
Viviane Oliveira
Muito legal a idéia de utilizarmos essa ferramenta para produção e troca de conhecimentos e aprendizagens!
ResponderExcluirAcho que tem muita conexão com a teoria do currículo, pois nos coloca a frente de uma forma "moderna" de ensino e aprendizagem...
Que possamos fazer o melhor uso possível para nossa atualização de conteúdos e informações!
Daniela K. Pacheco
Com certeza nesse semestre,muitas janelas no campo do conhecimento serão abertas...Para brindarmos o convite ao conhecimento,nada melhor do que a "cereja do bolo", Prof. Maria Inês mais uma vez...Luciane Faleiro Caldas
ResponderExcluirRealmente algumas situações me deixam ansiosas,quanto a cadeira de Teoria do Currículo, principalmente na construção do Blog, mas tenho certeza que assim que aprender será bem proveitoso.
ResponderExcluirAbraços
Jacqueline Fontana
Boa noite,
ResponderExcluirOs questionamentos do texto são justamente os meus, espero obter essas respostas ao longo da disciplina.
Desde já obrigada.
Um abraço,
Denise Porto
A cadeira abre um leque de questões e duvidas a serem respondidas.
ResponderExcluirSelma Regina R.C.Sant´Anna.
Ótimas questões para se responder ao longo do semestre!
ResponderExcluirBom semestre para todas!
Bjinhos
Cris Vedoi
#)
Realmente essas questões por mais que pareçam simples são bem difíceis de se responder. Não é nada fácil ensinar pessoas que já possuem uma identidade, um currículo. Acredito que a cadeira da Profª Maria Inês vai nos mostrar o caminho de como ver realmente o currículo de cada indivíduo, como conhecer e interpretar cada currículo.
ResponderExcluirPor Andressa Brand
Se ensina e se aprende sempre, pois nunca é tarde para aprender, como agora nesta aula experimental da teoria do curiculo, onde aprendemos como usar e postar no blog.
ResponderExcluirSolange Silva
A proposta da disciplina vai ser muito esclarecedora para a rotina pedagógica.
ResponderExcluirElisabete Kieling.
Início de semestre é sempre muito complicado pois, os alunos chegam ainda em rítmo de férias, levam um tempo para retomar os estudos; Sendo assim acho que é uma grande desafio para ambas as partes, é preciso ter muita calma e criatividade neste inicio de semestre.
por nara adriana groff
Todas estas perguntas me deixam cada vez mais curiosa e anciosa para fazer esta cadeira de Teoria do Currículo!!!Espero e tenho certeza de que sera uma disciplina Bem Proveituosa!!Abraços Professora Maria Inês!!Maira Oliveira
ResponderExcluirAdoro esta cadeira pois é a cadeira que fala mais sobre crianças e seu curriculo,e para mim que já trabalho com crianças eu vou sempre aprendendo bem mais com a teoria do curriculo.
ResponderExcluirEspero que eu goste ainda mais desta cadeira.
BEIJOS PaTRICIA Richter de Fraga
Através desta disciplina aprenderemos sobre vários assuntos interessntes e proveitosos como a nossa identidade despertando a nossa curiosidade sobre uma forma de aprendizagem.Abraços Maria Inês
ResponderExcluirSônia Cruz