Para um maior entendimento da turma sobre o tema "currículo" e compreensão do seu significado no processo educacional, é preciso conhecer os caminhos pelos quais seus estudos foram feitos. Neste Seminário, que é ponto alto da disciplina, desenvolvemos análises sobre as teorias do currículo, as suas questões centrais e como as mesmas atuam em nossa prática. Por meio destes estudos, podemos perceber a educação sob uma nova visão, bem como compreender que o currículo é cheio de significados culturais, compreender as relações de poder e de espaço que envolve aquilo que somos e em que nos tornamos.
No início, estas teorias buscavam responder:
Qual conhecimento deve ser ensinado?
O que os alunos devem saber?
Qual conhecimento ou saberes são válidos?
O seminário pretende, através das apresentações dos grupos, evidenciar o currículo como parte integrante do cotidiano da escola, mostrando que este influencia direta e indiretamente nos sujeitos que fazem parte do processo escolar e da sociedade em geral, determinando a visão de mundo não só dessa sociedade, mas também de nossas atitudes e decisões neste meio.
Desejo ótimas apresentações!
Professora Maria Inês - Articuladora do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário