JOHN DEWEY
JOHN DEWEY: Filósofo norte-americano nasceu em 1859 em
Burlington, tentou sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação
democrática, contida em Rousseau e Platão. Via em Rousseau uma visão que se
centrava no individuo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade no
qual o individuo se inseria. Dewey contestou esta definição e tal como
Vygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo
social integrando os conceitos de ‘’sociedade’’ e individuo. Pra ele, o
individuo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte
inerente de sua sociedade enquanto isto nenhum significado possui, se for
considerada á parte longe da participação de seus membros individuais.
Seu
interesse por pedagogia nasceu à observação de que a escola de seu tempo
continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais. Ele participou
de vários movimentos sociais, criou uma universidade-exílio para acolher
estudantes perseguidos em países de regime totalitário.
Pragmatismo
em Dewey: Dewey
é o mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo,
embora ele preferisse o nome instrumentalismo, por causa de seu processo de
orientação, uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância
desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais, muitas
vezes é tido como alternativa válida dos dois modos de pensar: moderno e o
pós-moderno, mesmo sendo-lhes contemporâneo.
Educação progressiva: A ideia básica do
pensamento de Dewey sobre a educação esta centrada no desenvolvimento da
capacidade de raciocínio e no espirito critica do aluno. Um de seus principais
objetivos é educar a criança como um todo. Pois importa é o crescimento-físico,
emocional e intelectual. O princípio é que os alunos aprendem melhor realizados
tarefas associadas aos conteúdos ensinados.
Outro
ponto chave de sua teoria é a crença de o conhecimento é construído de
consensos, que por sua vez resultam de discussões coletivas. ‘’O aprendizado se
dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente
democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento’’. A escola deve proporcionar praticas conjunta
e promover situações de cooperação, em vez de lidar com as crianças de forma
isoladas. Em outras palavras, o objetivo da escola deveria ser ensinar as
crianças a viver no mundo, aprendizados se da justamente quando os alunos são
colocados diante de problemas reais, é incentivar o desejo de desenvolvimento
contínuo, preparar pessoas para transformar algo.
A
corrente que obteve maior repercussão foi sem duvida a Movimento Escola Nova,
influenciada pela corrente progressivista de Dewey, esta tendência teve grande
penetração no Brasil na década de 30 para a Educação Infantil e ainda
influencia =, na atualidade muitas pratica pedagógicas.
Liberdade intelectual p/ os alunos: A filosofia Deweyana
remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno pra elaborar as
próprias certezas, os próprios conhecimentos, as próprias regras morais. Isso
não significa reduzir a importância do currículo dos saberes do educador. O
professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou
problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções já prontas, deve usar
procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos
para depois confrontar com o conhecimento sistematizado, que as teorias mais
modernas da didática, como o construtivismo e as bases teóricas dos Parâmetros
Curriculares Nacionais, têm inspiração nas ideias do educador.
Pedagogia Renovada: para John Dewey:
Professor= Estimulador dos
interesses do aluno coloca o aluno em situações propicias partindo de suas necessidades.
Aluno: Sujeito da aprendizagem, investigador, ativo.
Metodologia: Trabalhos de grupos,
atividades cooperativas, pesquisas e projetos.
John Dewey >p – A / (p= professor A =
aluno ).
Atividade indicada por Dewey: Tangran que ativa racicinio lógico, memória e conhecimento das figuras geométricas.
Apresentação realizada no dia 08/05/12.
Referente a disciplina de
História da Educação II.
Professora: Maria Inês Galvez.
Alunas: Aline Nunes / Fernanda Ramires/ Genessi Souza.
òtimo trabalho garotas!!!!
ResponderExcluirOlá meninas!!!
ResponderExcluirGostei muito do trabalho de vocês. Foi muito interessante; Principalmente a dinâmica feito no final da apresentação.
Regina Oliveira.
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