sábado, 12 de maio de 2012


JOHN DEWEY

JOHN DEWEY: Filósofo norte-americano nasceu em 1859 em Burlington, tentou sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática, contida em Rousseau e Platão. Via em Rousseau uma visão que se centrava no individuo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade no qual o individuo se inseria. Dewey contestou esta definição e tal como Vygotsky, concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social integrando os conceitos de ‘’sociedade’’ e individuo. Pra ele, o individuo somente passa a ser um conceito significante quando considerado parte inerente de sua sociedade enquanto isto nenhum significado possui, se for considerada á parte longe da participação de seus membros individuais.

Seu interesse por pedagogia nasceu à observação de que a escola de seu tempo continuava, em grande parte, orientada por valores tradicionais. Ele participou de vários movimentos sociais, criou uma universidade-exílio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário.

Pragmatismo em Dewey: Dewey é o mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo, por causa de seu processo de orientação, uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais, muitas vezes é tido como alternativa válida dos dois modos de pensar: moderno e o pós-moderno, mesmo sendo-lhes contemporâneo.

Educação progressiva: A ideia básica do pensamento de Dewey sobre a educação esta centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e no espirito critica do aluno. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. Pois importa é o crescimento-físico, emocional e intelectual. O princípio é que os alunos aprendem melhor realizados tarefas associadas aos conteúdos ensinados.

Outro ponto chave de sua teoria é a crença de o conhecimento é construído de consensos, que por sua vez resultam de discussões coletivas. ‘’O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento’’.  A escola deve proporcionar praticas conjunta e promover situações de cooperação, em vez de lidar com as crianças de forma isoladas. Em outras palavras, o objetivo da escola deveria ser ensinar as crianças a viver no mundo, aprendizados se da justamente quando os alunos são colocados diante de problemas reais, é incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo. 

A corrente que obteve maior repercussão foi sem duvida a Movimento Escola Nova, influenciada pela corrente progressivista de Dewey, esta tendência teve grande penetração no Brasil na década de 30 para a Educação Infantil e ainda influencia =, na atualidade muitas pratica pedagógicas.

Liberdade intelectual p/ os alunos: A filosofia Deweyana remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno pra elaborar as próprias certezas, os próprios conhecimentos, as próprias regras morais. Isso não significa reduzir a importância do currículo dos saberes do educador. O professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções já prontas, deve usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado, que as teorias mais modernas da didática, como o construtivismo e as bases teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, têm inspiração nas ideias do educador.

Pedagogia Renovada: para John Dewey:
Professor= Estimulador dos interesses do aluno coloca o aluno em situações propicias partindo de suas necessidades.           
Aluno: Sujeito da aprendizagem, investigador, ativo.                                            
Metodologia: Trabalhos de grupos, atividades cooperativas, pesquisas e projetos.           
John Dewey >p – A / (p= professor A = aluno  ).
Atividade indicada por Dewey: Tangran que ativa racicinio lógico, memória e conhecimento das figuras geométricas.





Apresentação realizada no dia 08/05/12.

Referente a disciplina de  História da Educação II.

Professora: Maria Inês Galvez.

Alunas: Aline Nunes / Fernanda Ramires/ Genessi Souza.

3 comentários:

  1. Olá meninas!!!
    Gostei muito do trabalho de vocês. Foi muito interessante; Principalmente a dinâmica feito no final da apresentação.

    Regina Oliveira.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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