segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Teoria do curriculo

Aprendi muito nas aulas de sexta-feira na disciplina de teoria do currículo.Pude compreender o que um currículo dentro de uma escola,como funciona.As leituras ajudaram bastante de inicio dificil, mas  na medida que iamos avançando a compreenção melhorava.Pretendo retomar estas leituras, pois sempre ao retomarmos o conteúdo aprendemos um pouco a mais.
As colegas do segundo semestre deixo um grande abraço e a professora agradeço pela aula maravilhosas,seminários que tivemos neste semestre e apesar de eu ser tímida e às vezes não participar muito,garanto que aprendi muito e isso levarei comigo para sempre.

2 comentários:

  1. Com certeza, nessa caminhada, cada passo é um aprendizado.
    Precisamos continuar, mesmo que aos poucos....
    Boas Férias....

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  2. CURRÍCULO: UMA QUESTÃO DE SABER, PODER E IDENTIDADE.
    Conforme Tomaz Tadeu da Silva (1999), a partir de concepções críticas e pós-críticas de educação, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos de grade curricular e listagem de conteúdos.
    Uma questão central de qualquer teoria de currículo, sem dúvida, é saber qual conhecimento deve ser ensinado. O currículo é sempre resultado de uma seleção! Mais do que uma questão de conhecimentos e identidades, o currículo é também uma questão de poder. Na resolução das questões centrais de qualquer teoria do currículo, faz-se presente o ato seletivo e, desse modo, a implicação de escolhas baseadas em algum critério. Nas palavras do autor: “selecionar é uma operação de poder”
    Por que esses e não aqueles conhecimentos devem ser ensinados e aprendidos? Nas teorias de currículo a pergunta “O que saber?” nunca está separada de uma outra pergunta “ O que os estudantes devem ser ou se tornar?
    Os estudos revelam que o currículo da escola está baseado na cultura dominante, expressa-se na linguagem dominante e é transmitido através do código cultural da dominação. Assim há uma exclusão natural dos dominados, que não tendo a sua cultura reconhecida acabam conformando-se com o fracasso escolar e com a condição dominada.

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