segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pedagogia da Autonomia - História da Educação II

Ensinar exige saber escutar

Achei muito importante esta parte do livro e resolvi falar sobre ele, Olgair Garcia, professora na educação infantil, fala sobre a importância do escutar e não somente falar, os professores tem que entender que eles não possuem a verdade única e que os alunos contribuem com suas verdades também.
Somente quem escuta pacientemente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que em outras condições.
Os sistemas de avaliação pedagógica de alunos e de professores vêm se assumindo cada vez mais como discursos verticais, mas insistindo em passar por democráticos. No processo da fala e escuta a disciplina do silêncio a ser assumido como rigor e a seu tempo pelos sujeitos que falam e escutam é um "sine Qua" da comunicação dialógica, o primeiro sinal do sujeito que fala sabe escutar é a demonstração de sua capacidade de controlar não só a necessidade de dizer a sua palavra que é um direito, mas também o gosto pessoal de expressa-lá.
Umas das tarefas do educador progressista é que ele vença suas dificuldades, e busque o novo e vá em frente co suas dúvidas e ideias. Escutar vai além do sentido auditivo, escutar significa aqui, a disponibilidade do sujeito que escuta para a abertura á fala do outro.

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