quarta-feira, 30 de novembro de 2011

   Neste final de semestre, muitas coisas importantes ficaram marcadas para mim, mudando meus olhares.
                                                                                                         
   Na disciplina de Políticas Educacionais, como é importante conhecermos a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), aprendemos tantas coisas, como sobre os direitos de todas as pessoa à educação, uma coisa que parece tão simples mais não é bem assim.

  Em História II, o que foi muito interessante, foi estudarmos sobre a história da educação, como como as coisas foram acontecendo ao longo dos anos, o que melhorou e piorou, durante essa longa e cansativa caminhada da educação.

  Já em Psicologia da Educação, aprendemos muitas coisas interessantes como foi essencial aprendermos, como lidar com as crianças, o que em algumas situações seria o certo a fazer, lembrando que a criança precisa de carinho, afeto, ajuda do outro.

  Na disciplina de Processos Neurológicos, conhecemos sobre como nosso corpo funciona e a importância do mesmo em nosso dia-a-dia, na aprendizagem, nas relações entre as pessoas...

  Em Planejamento Educacional, aprendemos a fazer planos de aula, projetos que serão muito úteis em nossas vidas como profissionais da educação, aprendemos sobre PPP (Plano Político Pedagógico) e que o mesmo não tem uma única forma de ser feito, tudo depende do “projeto” que a escola segue e dos Teóricos seguidos.

  E na disciplina de Teoria do Currículo, aprendemos muitas coisas importantes também, mas uma que me chamou muita atenção, foi a importância de valorizar, reconhecer, respeitar o currículo do aluno e de tudo a sua volta. Também gostei do consumo excessivo das crianças pela mídia e  que por trás dela sempre tem um significado, que normalmente não estamos acostumados a  prestar atenção e decifrá-la.

  Finalizando, gostaria de agradecer a todos os professores do segundo semestre que são eles: Maria Inês, Tanise Muller, Ricardo Antonini, Denise Quaresma e Mireila Meneses, por todas as aprendizagens que tivemos e construímos juntos ao longo do semestre.

   Muito Obrigada a todos.....


Um abraço,
 Taíne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário