quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LDB

Nesta reta final do semestre, fazendo um balanço dos conteúdos que vimos, o que mais ficou presente para mim da disciplina de Politicas foi todo o estudo que fizemos analisando a LDB. No inicio achei que seria bastante desgastante ler e também entender todos aqueles artigos, mas foi bem interessante conhecer as leis que regem a educação em nosso país.
Poder ter um olhar mais critico e perceber que existem questões escritas de maneira muito bonita mas que ficam somente no papel, e que nos fazem pensar a respeito. Como por exemplo, já no inicio a LDB nos traz que todas as crianças devem estar na escola, penso aqui na questão da inclusão, como ainda não estamos totalmente preparados para tal tarefa em nossas escolas, seja pela grande quantidade de alunos que um educador possui em sala de aula, seja pela estrutura física das escolas, onde pensa-se que somente a construção de uma rampa resolve todos os problemas relacionados a inclusão, seja pela falta de formação adequada dos educadores e gestores de escola , etc....
Outra questão para ser ser debatida também: sabemos hoje que possuímos se não todas, mas quase todas as crianças na escola, uma vez que trata-se de uma obrigatoriedade prevista em lei. Mas e a qualidade dento de nossas escolas? Resolvemos todas os problemas relacionados a educação em nosso país, somente com esta medida? Problemas relacionados a aprendizagem, conteúdos defasados que não geram interesse aos alunos pois estão distantes de sua realidade, escolas em ruínas,  e mais todos aqueles problemas que diariamente vemos na mídia relacionados a educação: violência, professores desvalorizados, com baixos salários, indisciplina, ainda são a realidade que temos sobre educação por este Brasil a fora.
Acredito assim que temos muito o que fazer pela educação neste país, mas acredito também que seja possível, talvez como aquele serviço de formiguinha, cada um fazendo a sua parte, tentando melhorar a sua escola, mas que depois somado com outra ideia e outra, pode gerar uma transformação, algo melhor para todos.
Bianca Aline Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário