quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Formaçao da Cidadania: Eleições na Escola

Aprendemos muito com este trabalho. Não imaginávamos como este tema poderia ser trabalhado na escola.
Eleições poderia se tornar uma disciplina do ensino fundamental. Com certeza teríamos jovens mais preparados e conscientes para as nossas eleições.
Este projeto partiu dos questionamentos das crianças. Também das idéias trazidas do livro "Brasil: Manual de Instruções" de Ziraldo. Ele apresenta o Brasil como uma grande máquina comandada pela Assembléia Constituinte, através da elaboração de um manual: A Constituição. Ela contém todas as leis que regem o país e que em verdade, não estão sendo cumpridas. Ziraldo, diz que o Brasil é uma máquina "grimpada".
A intenção da autora Sandra(1) era trabalhar e problematizar os valores, as normas e atitudes de cada criança para o desenvolvimento da coletividade, exercitando com os alunos e alunas o princípio da cidadania, promovendo o espírito crítico e de observação, estimulando a capacidade de reflexão ao discutir temas como: democracia, voto livre, consciente e secreto, plataforma política, função do poder público, igualdade de direitos, participação na vida social. 
(1) Sandra dos Santos Andrade-Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela UFRGS, Membro do GEERGE(Grupo de Estudos sobre Educação e Relações do Gênero)

Grupo: Sandra/Bianca/Viviane/Giuliana
Planejamento em Educação-Profa.: Tanise
Apresentação Mês: 09/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário