sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor

O Dia do Professor surgiu assim: celebrava-se o dia da grande educadora Santa Tereza D’Ávila, em 15 de outubro de 1827. Dom Pedro 1º baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. Pelo documento, “cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia teria sido ótima – caso fosse cumprida. Mas foi em 1947, 120 anos depois, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1.520 da rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, o Caetaninho. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos levavam doces de casa para uma confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração espalhou-se pelo País nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963. O documento definia a essência e a razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Como estão as celebrações e as solenidades nos dias de hoje? Será que há muito a festejar? Os professores merecem. Mas parece que a educação ainda anda capengando. Antigamente, ser professor era uma grande profissão. Ele sabia muito, era bem preparado, um tipo polivalente, com presença marcante na sociedade. Hoje, também há bons professores, ao lado de outros menos bons. Aos bons, nossa homenagem sincera, que sejam sempre mais eficientes e abençoados por Deus. Aos mercenários, um alerta: para se mudar de jeito, nunca é tarde. Só se pode dar coisas boas na medida em que se é bom. Parabéns a você que é professor! Parabéns pela dedicação! Não desanime! O que você planta hoje colherá no amanhã! Plante boas sementes, a colheita será abundante.
A Notícia, 14/10/2011 - Joinville SC


Dom Irineu Roque Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário