quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CATECOLAMINAS...

No dia 28/09 iniciamos  a apresentação dos trabalhos da disciplina Processos Neurológicos, nosso grupo falou sobre Catecolaminas.
CATECOLAMINAS ?

Cada uma das substâncias do grupo das aminas que age como neurotransmissor: a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina são catecolaminas. As catecolaminas exibem efeitos excitatórios e inibitórios do sistema nervoso periférico assim como ações no SNC, tais como a estimulação respiração e aumento da atividade Psicomotora.

DOPAMINA
A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurônios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação.

DÉFICIT DE ATENÇÃO
“Pesquisas recentes sugerem que o disparo de neurônios dopaminérgicos é uma substância motivacionais como conseqüência da antecipação de recompensa”.

A dopamina é o principal componente do nosso sistema cerebral de recompensa, sistema ativado toda vez que fazemos algo que dá prazer e sinaliza ao cérebro que vale a pena repetir a experiência, já que é prazerosa. A redução dessa atividade do sistema de recompensa está associada a alguns dos comportamentos característicos do TDAH como dificuldade em postergar uma gratificação e resposta preferencial a pequenas e imediatas recompensas do que a recompensas mais robustas e que demoram mais para chegar. Além disso, esses circuitos cerebrais estão associados à motivação do aprendizado, e não é à toa que quem sofre de TDAH tem mais dificuldade em manter a atenção em atividades repetitivas e desinteressantes.
A dopamina é um neurotransmissor estimulante, responsável pela sensação de energia e disposição. Na dose certa, proporciona satisfação aos indivíduos. Mas sua falta ou excesso desregulam as funções neurais. E, de acordo com Buckholtz, o resultado pode ser caótico. “Altos níveis de impulsão caracterizam um grande número de distúrbios psiquiátricos, como abuso de substâncias ilícitas, personalidade anti-social e déficit de atenção ou hiperatividade”, diz o cientista Correio. Ele esclarece, porém, que agir por impulso de vez em quando, como fez Roberta, é absolutamente normal. “Todos nós agimos sem pensar em algum ponto de nossas vidas. O nível de impulsividade varia de pessoa para pessoa. Algumas têm níveis muito baixos e são extremamente cautelosas em seu comportamento. A maior parte de nós tem um nível médio — podemos agir sem pensar, mas somos capazes de considerar osefeitos das escolhas que fizemos”, esclarece.


DOPAMINA E AS DROGAS

Para uma melhor compreensão das ações das drogas no Sistema Nervoso Central é importante saber acerca dos principais neurotransmissores presentes no SNC, as vias por eles integradas e suas importâncias no ser humano.
Neurotransmissores são substâncias envolvidas na comunicação entre as células nervosas, os neurônios e por definição, correspondem a substâncias contidas nesses neurônios e por ele secretadas para transmitir informações ao neurônio pós-sináptico (isto é no neurônio localizado após a conexão existente entre um neurônio e outro. Esta ligação entre neurônios é chamada de Sinapse), num processo que converte a mensagem química novamente em um impulso elétrico.
Para se compreender como isso funciona é preciso se entender, de uma maneira sucinta, como os neurônios se comunicam. Em primeiro lugar os impulsos nervosos chegam através do axônio, e chegam até uma região mais alargada do axônio. Nesse lugar ocorrerá uma série de estímulos para que as vesículas sinápticas, que são pequeno sacos, que contém os ditos neurotransmissores e no caso especial de dependentes químicos, a Dopamina.








DROGAS:
Crack - O efeito da droga começa quinze segundos após a primeira aspiração. Em um mês,em média, cria-se a dependência.


Maconha - o uso freqüente da droga diminui a coordenação motora, altera a memória e a concentração e pode levar o usuário a crises de ansiedade e depressão.

LSD - cai no sangue depois de ser absorvida pelo estômago e chega ao sistema nervoso central, causando alucinações e distorção das imagens. Também aumenta a sensibilidade tátil e auditiva.

Cigarro . Depois de uma tragada de cigarro, ela demora apenas nove segundos para chegar ao cérebro e desencadear a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. no corpo como no Malde Parkinson.

Álcool - Ao entrar no organismo, o álcool vai direto para o sangue. De lá, migra para o fígado, onde é metabolizado, e para o cérebro. Os efeitos, a longo prazo, são bastante indesejáveis. Eles variam de déficits de aprendizagem, falhas permanentes de memória, dificuldade de autocontrole a ausência de motivação e lesões graves no fígado.

Ecstasy - é um tipo de metanfetamina, substância estimulante do sistema nervoso central.causa sensação de euforia, gerada pela descarga de serotonina - neurotransmissor ligado ao prazer e ao bem-estar.

Cocaína - A droga prejudica o funcionamento do cérebro como um todo, mas estudos mostraram que ela compromete principalmente o lobo frontal. Essa região é responsável, entre outras funções, pela criatividade, pelo controle da impulsividade e pelo senso crítico, o que explicaria alguns comportamentos muito comuns entre os viciados, como as mudanças repentinas de humor e surtos de agressividade.


NORADRENALINA
A Noradrenalina, também chamada de Noraepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas carece de fontes) que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina.
Mecanismo de ação -> Suas principais ações no sistema cardiovascular estão relacionadas ao aumento do influxo celular de cálcio e a manter a pressão sangüínea em níveis normais.
Funções -> Atenção, orientação, recompensa, analgesia, fome, sede e outras motivações.


Noradrenalina x Alimentação
Trabalhos científicos têm apontado o poder de certos alimentos para espantar a tristeza, combater a depressão e a ansiedade e ainda melhorar o humor.
Alguns destes alimentos ajudam a melhorar o humor e até a combater a depressão porque estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.
A produção e a liberação desses neurotransmissores podem ser comprometidas por alguns fatores como distúrbios fisiológicos e deficiências nutricionais.


http://www.youtube.com/watch?v=zA6MSznDcN4



ADRENALINA
A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas supra renais e prepara o organismo para realizar atividades físicas e esforços físicos. A adrenalina, ou epinefrina é um hormônio e também um neurotransmissor, pois atua no sistema nervoso simpático.
A adrenalina provoca um grande aumento nos batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial, fazendo com que o sangue chegue mais rápido aos órgãos mais importantes, como o cérebro e o coração, para isso ocorrer os vasos se contraem ficando mais finos, e se alguma artéria que leva sangue ao coração estiver um pouco entupida, fará com que o sangue não chegue ao órgão e poderá assim ocasionar a morte de um conjunto de células por falta de oxigênio (infarto).
A adrenalina, é o hormônio preferido entre os jovens e adolescentes que adoram esportes radicais, velocidade e outras práticas que proporciona grande ansiedade, perigo, estresse e excitação.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Adrenalina no Infarto
O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída. Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto.













Exemplos de estressores:
• Desprezo amoroso;
• Dor e mágoa;
• Luz forte;
• Níveis altos de som;
• Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego e amnésia;
• Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro ;
• Trabalho/estudo: bullying, provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos ;
• Relacionamento pessoal: conflito e decepção;
• Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia;
• Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil);
• Idade;
• Calor.

Mais afinal o que é o Stress?
O "STRESS" é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece é uma descarga de adrenalina no nosso organismo, e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.
No aparelho circulatório a adrenalina promove a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia) e uma diminuição do tamanho dos vasos sangüíneos periféricos. Assim, o sangue circula mais rapidamente para uma melhor oxigenação, principalmente, dos músculos e do cérebro já que ficou pouco sangue na periferia, o que também diminui sangramentos em caso de ferimentos superficiais.
No aparelho respiratório, a adrenalina promove a dilatação dos brônquios(broncodilatação) e induz o aumento dos movimentos respiratórios(taquipnéia) para que haja maior capitação de oxigênio, que vai ser mais rapidamente transportado pelo sistema circulatório, também devidamente preparado pela adrenalina.

Sintomas do stress:
*Agressividade anormal;
*Boca e garganta seca;
*Escassez da capacidade de concentração;
*Sensação de enfraquecimento ou de tontura;
*Sensação de fadiga e tristeza;
*Sensação de medo e temor sem causa justificada;
*Tremores e tics nervosos;
*Insônia;
*Aumento do suor;
*Mãos frias e, relacionado com o sintoma anterior, suado;
*Dores de cabeça;
*Nas mulheres, desajustes hormonais e, portanto, distúrbios “menstruais”;
*Dores nas costas, cervicais e pescoço devido à tensão suportada;
*Falta de apetite ou ansiedade por comer, auto-estima baixa.

Problemas/doenças, causados pelo Estresse:
*Asma;
*Doenças dermatológicas;
*Passando pelas alérgicas;
*Imunológicas.
*Gastrite;
*Úlcera
Mas, é principalmente a nível de coração, ou mais precisamente, a nível das coronárias, que o estresse pode ser um matador silencioso.

Medidas para combater o "Stress"
• O combate ao stress não é fácil, mas existem algumas medidas que aliviam e podem ajudar muito. Quaisquer que sejam as medidas indicadas, o reconhecimento do problema é o primeiro passo para a cura.
• Fazer exercícios físicos ou praticar esportes regularmente. Abaixa a pressão e alivia as tensões causadas pelo stress.
• Arrume um hobby ou um passatempo, isto ajuda a desviar a sua atenção e alivia o stress. • Controle a sua dieta, melhorando seus hábitos, diminuindo o consumo de bebidas alcóolicas e deixe de fumar. Ao contrário do que muita gente pensa estas atitudes não são estressantes mas, contribuem para a diminuição do stress.
• Procure conversar mais com as outras pessoas, melhore o seu relacionamento, isto não vai curar mas alivia as tensões.
• Procure sair de férias, se for possível, e deixe de se preocupar tanto.

Links:
http://www.youtube.com/watch?v=2xAQHTOP4Fk


Grupo: Lilian, Sandra, Susana e Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário