Na data de hoje 29/09,iniciamos as apresentações dos capítulos do livro Projetos Pedagógicos Cenas de Sala de Aula na disciplina de Planejamento Educacional.
Da oralidade à escrita: Um caminho para a aprendizagem da ortografia (Cap.4)
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Magda Suzana da Cunha Castro – Experiência de vida: Sua 1ª série foi frustrante, pois os professores tinham sempre razão “é assim e pronto”, quando faziam alguma pergunta, os alunos deveriam aceitar a resposta da professora. Provas, testes, questões a ser decoradas, para ganhar notas boas, e não reprovar, achou a língua portuguesa muito difícil e teve dificuldade na escrita principalmente em escrever textos. Nos dias de hoje as crianças levantam hipóteses, cometem erros, tem enganos, sem ficar frustradas, pois podem também expor suas idéias e são mais respeitadas.
A professora Magda tem algumas perguntas, mais deixa claro que não pretende ter respostas conclusivas, mas sim entender o processo das crianças em relação a língua escrita e seu processo, por isso fez uma pesquisa que aconteceu no 2º semestre de 2000, com uma turma de 2ª série em uma escola particular; três aspectos de linguagem nortearam sua pratica que são: leitura, produção de texto e a gramática. O tema surgiu a partir do grande interesse que as crianças apresentavam da produção textual e da escrita.
Projeto:
Tema: Porque existe tanto interesse das crianças sobre a realização da produção textual e da escrita nas séries iniciais?
Objetivo Geral:
Entender o interesse que as crianças têm perante a produção textual e da escrita.
Objetivos Específicos:
*Saber como se da à aprendizagem da ortografia em crianças de series iniciais;
*Identificar em que aspecto o trabalho com ortografia interferiu na produção textual de crianças na fase inicial da escrita;
*Mostrar que é possível ensinar ortografia para crianças de 2ª série.
Programa de aprendizagem:
• Leitura;
• Produção de texto;
• Gramática.
Estratégias de Ensino: A professora dividirá os alunos em grupos e dará atividades começando com exercícios orais para que percebam as diferenças sonoras entre os pares da palavra, fazendo-se comparação com sua forma escrita, para realizar a professora buscará usar palavras do cotidiano, encontradas na escrita, como perguntas, envolvendo questões ortográficas, tendo textos também como suporte. No decorrer das atividades a professora procurará auxiliar os alunos a memorizarem as palavras que mais usam, através de exercícios como lista de palavra com determinado som de S, comparação de palavras, retirando ou acrescentando L.H, sempre em mural, lista de palavras da mesma família, entre outros, conforme as atividades vão sendo feitas a professora passará a questionar seus alunos, semeando dúvidas, com finalidade que os mesmos argumentem e reflitam sobre suas descobertas, e que se possível expliquem para o grande grupo, na medida em que as palavras sejam lidas oralmente a professora escreverá no quadro, para analise e reflexão.
Também será elaborado um ditado interativo, através do texto “A cigarra e a formiga”, que será trabalhado os aspectos de linguagem e o significado das palavras, na medida que vai se ditando as palavras os alunos serão interrompidos e a professora perguntará se tem alguma palavra difícil de escrever e o por quê.
Recursos Utilizados: Uso de mural, quadro, dicionário, caderno, folhinhas.
Avaliação da aprendizagem: Elaboração de um livro, onde as crianças registraram livremente suas descobertas e reflexões.
Tempo previsto: 6 MESES
Referências:
*ALVARENGA, Daniel. Análise de variações ortográficas, Minas Gerais, 1995, ano 1, nº2.março/abril.
*DALLA ZEN, Maria Izabel H. e XAVIER, Maria Luiza M (Orgs.).Ensino da língua materna: para além da tradição. Porto Alegre: Mediação, 1998.(Cadernos de Educação Básica, volume 3).
* DALLA ZEN, Maria Izabel H. História de leitura na vida e na escola: uma abordagem linguística, pedagógica e social. Porto Alegre: Editora Mediação, 1997.
*DALLA ZEN, Maria Izabel H. Sugestões de estratégias para o trabalho com língua materna nas séries iniciais. 1991.
*LEMLE, Miriam. Guia teórico alfabetizador. Editora Ática, 1998.
*MORAIS, Artur G.(Org.) O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
*TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
*Ortografia: Ensinar e aprender. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Conclusão:
As finalidades do projeto, foram bem sucedidas, todo o planejamento de sua aula deu certo, pois conseguiu atingir seus objetivos, com questionamentos e reflexões feitas pelos alunos, e os mesmos auxiliaram uns aos outros, teve momentos de perguntas e dúvidas, e também de escuta da professora, pois essa era a grande idéia, ouvir, e ajudar as mesmas com suas dúvidas; intervenções foram feitas sim, para que os alunos pudessem analisar e discutir com seu grupo, e quando iam sendo colocadas no quadro as palavras, eles mesmos iam dizendo onde iriam as letras. A professora percebeu que no ditado interativo, as palavras mais difíceis foram a que os alunos raramente tem contato com sua escrita, ou com sua vida. Acrescenta ainda que o uso do dicionário passou a fazer parte de seus cotidianos de maneira prazerosa, e por final elaborou um livro onde as crianças registravam livremente, suas descobertas e reflexões.
Na opinião de Magda, tem que ter muita cautela ao observar acertos e erros, pois esses são indícios do que temos que trabalhar com as crianças e de como estão elas se apropriando da linguagem escrita.
A pesquisa foi feita com base qualitativa interpretativa, através da investigação-ação.
Segundo os estudiosos do desenvolvimento e da aprendizagem, a entrada na escola é um momento de muitas expectativas nas crianças e em sua família.
Integrantes: Lilian,Fernanda Cardoso,Yulli e Verônica
Parabens as colegas,pelo trabalho apresentando li e achei muito interessante.
ResponderExcluirAbraços VANESSA MAIDANA
Foi muito bom fazer este trabalho, pensamos em apresentar um projeto referente ao texto,ou seja, o projeto que a professora aplicou com seus alunos durante 6 meses, usamos as palavras da autora, e também usamos o modelo da SJT, foi um desafio e já um treinamento, pois daqui para frente iremos fazer muitos projetos...
ResponderExcluirabraço, Lilian