sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como construímos o imaginário e o esteriótipo do nosso aluno????

         Na aula de hoje de Teoria do Currículo discutimos e nos divertimos com o construção do imaginário do esteríótipo do aluno que pensamos conhecer....Apresento a vocês o Artur, um menino de 9 anos, estudante de uma escola privada, provindo de uma família de classe média, aos nossos olhos demonstra ser carismático, estudioso, nos parece ser feliz (pela expressão de seu rosto e postura de seu corpo), adora brincar em espaços abertos (ao nosso ver esta de meias e descalço, pois adora a liberdade dos movimentos), Gosta de estar reunidos com amigos e nos parece bem nutrito, pois nos remete a idéia de uma boa saúde.
       Claro, depois da dinâmica utilizada para chegarmos a essa conclusão, (não descrevei a dinânica para não quebrar o encanto das futuras alunas desta disciplina), notamos que o nosso Artur, após suas experiencias em sala de aula e suas vivências cotidianas apresenta marcas visiveis e provavelmente invisiveis ao nosso olhar....Pensamos, então  na responsabilidade do professor e principalmente, nós acadêmicas, envolvidas e engolfadas pelo ambiente escolar, quando em estágio ou nas práticas, de considerar e respeitar a individualidade de cada criança no sentido de promover o seu livre desenvolvimento, evitando a velha mancha dos professores castradores. `
Ótima aula, profª Inês......



Um comentário:

  1. A aula foi ótima, uma dinâmica incrível, me surpreendeu bastante, imaginar, analisar e descrever, não foi tarefa nada fácil!!!
    mesmo assim aprendi que nem tudo que vemos é o que realmente é!
    abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir