quarta-feira, 15 de junho de 2011

Políticas Educacionais - PPP

"O reforço à valorização dos profissionais da educação, garantindo-lhes o direito ao aperfeiçoamento profissional pemanente, significa valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica" (Veiga e Carvalho 1994, p. 51).

Neste trecho os autores destacam a valorização do professor, para que este se aperfeiçoe, ampliando o seu nível de conhecimento e o de seus alunos, oferecendo-lhes um melhor entendimento do assunto estudado.
Outro aspecto relevante, é que um professor bem remunerado sente também seu trabalho valorizado, elevando sua auto estima profissional e pessoal. E como consequência, teremos um ambiente escolar com melhor desempenho e qualidade.

Com o estudo alimentamos a alma, e todos os profissionais que trabalham na escola têm o direito de uma formação continuada, não "parando no tempo" e se adequando a nova realidade, pois estamos com "professores modernos dando aula para alunos pós-modernos".

Logo, na escola, ao construirmos o Projeto Político-Pedagógico, devemos pensar na realidade de cada aluno e de cada professor, que, dependendo das suas vivências ou da sua formação, não dará conta dos conteúdos ou fatos a serem trabalhados.

Joana Pedroso Menegon

Um comentário:

  1. Gostei da afirmação de que somos profes modernos ensinando alunos pós-modernos.
    Isso é de extrema relevância ao construirmos o PPP.
    Abs
    Tanise

    ResponderExcluir