quinta-feira, 26 de maio de 2011

Planejamento Educacional: Skinner e o Behaviorismo!

Behaviorismo



Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (Reino Unido) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.


Um pouco sobre a vida de Skinner:
Burrhus Frederic Skinner(1904-1990)

-Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia em escolas e consultórios, até os anos de 1950.


-O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento tomado com um conjunto de reações do organismo com estimulo externo.


-Os adeptos do behaviorismo costuman se interressar pelo processo de aprendizagem com um agente de mudança do comportamento.


-Skinner revela em várias passagem a confiança no planejamento da educação com base em uma ciência do comportamento humano , como possibilidade de evolução da cultura.



Condicionamento Operante:

-Condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento, um processo que Skinner chamou de modelagem.


-O instrumento fundamental de modelagem é o reforço a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica.


-Para o Behavorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo ( ação que evita um consequência indesejada).


-Skinner considerava reforço apenas as contigências de estímulos.




Aline Soares, Luana e Mariana.

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