segunda-feira, 18 de abril de 2011

Filme: A missão

O filme é ótimo, emociante, reflexivo, além de seu carater histórico.
Revoltante em algumas cenas, emocionante, muito emocionante em outras, principalmente, nas cenas finais, quando entram em confronto direto soldados e a missao de São Carlos.

É impressionante como podemos nos portar aos dias de hoje, em locais próximos e ao meu tempo distantes pelo espaço geográfico, onde decisões já tomadas, implicam em morte, sofrimento, destruição. Destruição não só de vidas, mas também culturas, conceitos, identidades,e muitas mais, a dignidade do "ser Humano".
Podemos analisar o filme, por diversos ângulos, do social, politíco, cultural, religioso, mediado por interesses econômicos e internacionais, cujo ponto principal é a disputa e concentração do poder. Poder social, poder de guerra.
O cenário proposto no filme aguça a leitura e releitura da nossa história, da participação da Companhia de Jesus no cenário educacional e também humanístico.
Pela leitura dos texto, eu ao menos não capturei a imagem que percebi no filme, onde os jesuítas além de catequizar e servirem de ponte para colonização pelo homem branco, também teve uma forte participação no incentivo a subsistencia do indio no seio da mata, assim como o trabalho social de acolhimento que serviu de refúgio contra a escravidão. Nos remete a relembrar fatos históricos que espero que não sejam esquecidos como a Irmã Dorothy (reliogiosa norte americana naturalizada brasileira) que fois assassinada por defender suas causas e ir contra os latinfundiarios locais.
Enfim, excelente escolha, o filme é ótimo, e me permitiu penetrar com mais clareza nas dificuldades enfrentadas por ambos índios e jesuítas e compreender que nossas raízes cruzadas entre portugal e espanha. Ambos trouxeram benefícios para o desenvolvimento, mas pecaram com os índios, estragos estes que por gerações sera lembrado e em nenhum momento histórico poderá ser reparado.

Um comentário:

  1. OI Pessoal!!
    Sem dúvida esse filme trouxe abordagens das mais significativas, para podemos contextualizar nosso aprendizado com relação à época em que os jesuítas doutrinavam os índios, por meio de músicas...onde ocorre como centro principal a disputa de poder.Teve cenas do filme muito triste onde ocorre o genocídio dos índios.
    Mas é a nossa história trazendo contribuições para o aprendizado.
    Sheila Lopes.

    ResponderExcluir