segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Wallon na escola: humanizar a inteligência

Wallon levou não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula.


Foto: Wallon levou não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula 

“A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”

“O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna”
                                                                                        Henri Wallon

Wallon na escola: humanizar a inteligência


Diferentemente dos métodos tradicionais (que priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas. Numa sala de leitura, por exemplo, a criança pode ficar sentada, deitada ou fazendo coreografias da história contada pelo professor. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio.






Postado por Ana Paula Vasconcellos

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