Faculdades Integradas São Judas Tadeu
• Psicologia e Educação
• Denise Quaresma da Silva
• O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO
• SÉRGIO ROBERTO KIELING FRANCO
• CAPÍTULO 6: O PAPEL DO PROFESSOR
• Aline da Cunha Soares
• Porto Alegre, 2010
O PAPEL DO PROFESSOR
• Piaget estudou o processo de conhecimento e a construção do raciocínio = Questões de Inteligência!
• Concepção de Inteligência diferenciada da tradicional pois se baseava na medida do Quociente de Inteligência.
• Q.I. QUOCIENT E DE INTELIGÊNCIA
• Medida tirada da divisão entre a idade mental e a idade cronológica do indivíduo, o resultado dessa divisão é multiplicado por 100.
QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA
• QI NORMAL = Entre 85 e 115;
• DEFICIÊNCIA MENTAL = Abaixo de 85 e
• SUPERDOTAÇÃO = Acima de 115.
• Esses dados nos mostram que Piaget trouxe a ideia qualitativa para o entendimento de Inteligência, já que, não estava preocupado em quantificar a capacidae intelectual das pessoas e sim em entender COMO se processa o raciocínio nas diferentes etapas do desenvolvimento.
• PSICOLOGIA COGNITIVA - PEDAGOGIA
• PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM = Criança pode não ser deficiente e sim estar apresentando um atraso cognitivo, isso não significa dizer que toda criança que apresente dificuldade de aprendizagem tenha um atraso cognitivo.
• Nem o fato de haver a dificuldade de aprender indica que a criança necessite de uma “educação especial”, por que tal atraso pode ser recuperado já que o desenvolvimento cognitivo depende fundamentalmente das interações da criança com seu meio.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
• Para Piaget existem dois tipos de aprendizagem:
• TIPO 1 : Mais limitada = aprendemos através das tarefas = aprendizagem de modo mecânico = decorar para saber fazer algo;
• TIPO 2 : Mais ampla = aprendemos através da construção de um conhecimento = aprendizagem baseada na compreensão, também dita geradora do conhecimento.
• Podemos dizer que a aprendizagem TIPO 2 é a verdadeira aprendizagem.
PEDAGOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
• Aqui o Papel do Professor deve ser de um problematizador e não de um expositor ou facilitador, isso quer dizer que o professor está ali para organizar as interações do aluno com o meio e problematizar as situações, de modo a fazer com que o aluno construa seu próprio conhecimento sobre o tema abordado. Temos que ressaltar a importância das interações deste aluno não só com seu meio físico mas também com seus colegas pois para Piaget ...
• ... a verdadeira construção do saber se dá coletivamente o que ele deixa muito claro numa bonita frase que nos diz que:
• - Não há operação sem cooperação esta frase nos remete diretamente a Paulo Freire que se refere ao ”educador – educando e educandos – educadores” .
• Não há saber mais nem saber menos, há saberes diferentes.
EMILÍA FERREIRO
Metodologia = repensada = “treinar as crianças par aprender”.
EMÍLIA FERREIRO PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO = Ela estudou como a criança constrói a noção de leitura e escrita e descobriu que desde pequenas as crianças já formulam hipóteses sobre o que é ler e o que é escrever.
Também conseguiu demonstrar que a alfabetização não é a soma de aptidões, mas a construção de uma noção conceitual
• Para saber ler e escrever em português exige da criança um entendimento do mecanismo da língua digo língua escrita.
• O construtivismo nos exige estudo e aprofundamento e é uma tarefa que precisa ser assumida para que se possa construir uma educação que possa desfazer a aliança histórica da escola com a classe dominante.
• Uma educação para a criança real e não para a criança ideal!
Aline Soares.
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