quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Psicologia da Educação3

Faculdades Integradas São Judas Tadeu


• Psicologia e Educação

• Denise Quaresma da Silva

• O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO

• SÉRGIO ROBERTO KIELING FRANCO

• CAPÍTULO 6: O PAPEL DO PROFESSOR

• Aline da Cunha Soares

• Porto Alegre, 2010

O PAPEL DO PROFESSOR

• Piaget estudou o processo de conhecimento e a construção do raciocínio = Questões de Inteligência!

• Concepção de Inteligência diferenciada da tradicional pois se baseava na medida do Quociente de Inteligência.

• Q.I. QUOCIENT E DE INTELIGÊNCIA

• Medida tirada da divisão entre a idade mental e a idade cronológica do indivíduo, o resultado dessa divisão é multiplicado por 100.

QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA

• QI NORMAL = Entre 85 e 115;

• DEFICIÊNCIA MENTAL = Abaixo de 85 e

• SUPERDOTAÇÃO = Acima de 115.

• Esses dados nos mostram que Piaget trouxe a ideia qualitativa para o entendimento de Inteligência, já que, não estava preocupado em quantificar a capacidae intelectual das pessoas e sim em entender COMO se processa o raciocínio nas diferentes etapas do desenvolvimento.

• PSICOLOGIA COGNITIVA -  PEDAGOGIA

• PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM = Criança pode não ser deficiente e sim estar apresentando um atraso cognitivo, isso não significa dizer que toda criança que apresente dificuldade de aprendizagem tenha um atraso cognitivo.

• Nem o fato de haver a dificuldade de aprender indica que a criança necessite de uma “educação especial”, por que tal atraso pode ser recuperado já que o desenvolvimento cognitivo depende fundamentalmente das interações da criança com seu meio.

TIPOS DE APRENDIZAGEM

• Para Piaget existem dois tipos de aprendizagem:

• TIPO 1 : Mais limitada = aprendemos através das tarefas = aprendizagem de modo mecânico = decorar para saber fazer algo;

• TIPO 2 : Mais ampla = aprendemos através da construção de um conhecimento = aprendizagem baseada na compreensão, também dita geradora do conhecimento.

• Podemos dizer que a aprendizagem TIPO 2 é a verdadeira aprendizagem.

PEDAGOGIA E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

• Aqui o Papel do Professor deve ser de um problematizador e não de um expositor ou facilitador, isso quer dizer que o professor está ali para organizar as interações do aluno com o meio e problematizar as situações, de modo a fazer com que o aluno construa seu próprio conhecimento sobre o tema abordado. Temos que ressaltar a importância das interações deste aluno não só com seu meio físico mas também com seus colegas pois para Piaget ...

• ... a verdadeira construção do saber se dá coletivamente o que ele deixa muito claro numa bonita frase que nos diz que:

• - Não há operação sem cooperação esta frase nos remete diretamente a Paulo Freire que se refere ao ”educador – educando e educandos – educadores” .

• Não há saber mais nem saber menos, há saberes diferentes.

EMILÍA FERREIRO

Metodologia = repensada = “treinar as crianças par aprender”.

EMÍLIA FERREIRO PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO = Ela estudou como a criança constrói a noção de leitura e escrita e descobriu que desde pequenas as crianças já formulam hipóteses sobre o que é ler e o que é escrever.

Também conseguiu demonstrar que a alfabetização não é a soma de aptidões, mas a construção de uma noção conceitual

• Para saber ler e escrever em português exige da criança um entendimento do mecanismo da língua digo língua escrita.

• O construtivismo nos exige estudo e aprofundamento e é uma tarefa que precisa ser assumida para que se possa construir uma educação que possa desfazer a aliança histórica da escola com a classe dominante.

• Uma educação para a criança real e não para a criança ideal!
Aline Soares.

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