sábado, 20 de novembro de 2010

Processos Neurológicos

Prazeres do cotidiano, sexo, drogas, rock'n'roll... & Chocolate


Trabalho sobre as drogas:

Os efeitos das Drogas em nosso cérebro e os  malefícios que elas transmitem em uso continuo ao sistema nervoso central.




Drogas o que é isso?

● Ao longo dos séculos, o termo para descrever a palavra droga sofreu grandes variações.

● Na Grécia Antiga a droga era denominada “pharmakon” e possuía dupla significação: remédio e veneno.
● Já o termo “droga” teve origem na palavra “droog”(holandês antigo) que significa folha seca, isto porque antigamente, quase todos os medicamentos eram sintetizados à base de vegetais.

Cada vez mais para cada vez menos


Sabemos que o uso das drogas dá prazer. Porém este mau hábito traz consequências, muitas vezes, indesejáveis ao nosso organismo. Algumas pessoas usam uma ou mais vezes e não se viciam já outras no primeiro uso já se tornam dependentes da droga. O grande problema ao usar algum tipo de droga é que ela afeta o sistema de recompensa do cérebro, fazendo com que o usuário necessite cada vez mais drogas para satisfazer seu desejo. O sistema de recompensa citado anteriormente é como se fosse um termômetro que nos mantém sempre estáveis. Com o uso das drogas mesmo que seja só por uma vez já afeta este sistema fazendo com que os prazeres cotidianos não sejam os mesmos sem o uso das drogas.
Segundo Houzel:
Cocaína, heroína, álcool, nicotina, maconha e similares agem diretamente sobre o sistema de recompensa do cérebro, aumentando a quantidade de dopamina disponível para ativar o sistema. O resultado não é qualquer ativação: a dopamina circulante no tal sistema pode chegar a ser dez vezes maior que a encontrada durante prazeres do cotidiano, vindo de “dentro”. E em tamanha ativação, é apenas natural que a sensação de prazer proporcionada pelas drogas seja “inigualável”. É o êxtase, mesmo.

 Mas eu só usei uma vez...

Para que um usuário de drogas se torne dependente diferentes fatores podem estar envolvidos. Pode ser uma predisposição genética, algum ou mais fatores de estresse e também através da sociedade onde este indivíduo está inserido.
Segundo Houzel:
...sem estresse não há formação de vicio. Por alguma razão, o cérebro usa a presença dos hormônios do estresse como condição sine qua non para se deixar viciar. “... e não você não está seguro se deixar para usar a droga quando estiver calminho e desestressado. Como se a danada antecipasse essa possibilidade, a própria cocaína se encarrega de ativar o eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, disparando a produção de hormônios de estresse, dentre eles a corticosterona que, além de ser necessária a formação do vicio, ainda aumenta os efeitos das drogas”.
Isso quer dizer que mesmo por estresse ou estando em um momento de tranquilidade qualquer pessoa que for usar droga pode se tornar dependente químico.

 Êxtase quente e fatal

Já foi dito que a maconha não dava danos ao cérebro, mas pesquisadores comprovaram que sim o uso da maconha prejudica o cérebro.
A maconha faz com que a memória fique abalada, o pesquisador Guy Chan, Daniel Storm e dois colegas eles dizem que uma dose baixa de maconha um em quatro neurônios morre. Com isso conseguimos compreender que a maconha prejudica sim o cérebro matando os neurônios.
A maconha se une o êxtase que matam os neurônios. No caso do êxtase, ele mata os neurônios que fabricam serotonina, com estes neurônios lesados suas funções só se recuperam se outros neurônios compensarem a função perdida. Quando isso não é possível à função é definitivamente perdida. Os problemas resultantes com o uso do êxtase são dificuldade de memória verbal e visual, impulsividade e perda do autocontrole, ataques de pânico recorrências de paranoia, alucinações, despersonalização, depressão profunda etc...
Os pesquisadores dizem que perde-se serotonina mas junto perde dopamina e com isso perceberam que com esta falta os usuários apresentam problemas cognitivos.
Voltando a falar da maconha, os pesquisadores dizem que ao tomar aspirina antes do uso da maconha poderá proteger os neurônios pois a aspirina evita a morte dos mesmos.

Pilhas, orgasmo e abstinência

Para um viciado passar pela abstinência é muito complicado pois ele sente falta das substâncias da droga, para o usuário o único remédio é a própria droga para satisfaze-lo. Existe uma solução o lítio que faz com que o usuário fique controlado,não sinta vontade de voltar a usar drogas.

Quando querer não é poder

O usuário quando esta na fase de abstinência tenta se controlar, mas vendo os objetos que usava para se drogar como cinzeiro, seringas e etc. Ele relembra e sua memória faz com que venha todos os momentos vividos e com isso lembra do seu sistema de recompensa. Fazendo com que aja uma recaída.

Drogas e suas características:

Cafeína: Bloqueia receptores da adenosina. Faz com que o ciclo do sono seja afetado.

Álcool: Activa receptores do glutamato. Afeta a memória.

Heroína: Activa receptores de opiáceos e morfina. Ela causa dependência química e psíquica rapidamente.

Maconha: Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol. E faz com que o usuário após usar a primeira dose use a próxima muito maior. Prejudica a memória e a pessoa não consegue fazer múltiplas tarefas.

Êxtase: Bloqueia os transportadores da dopamina e serotonina. Faz com que o usuário com o uso abusivo fique cansado, irritado e entre em uma eventual depressão.

Conclusão

Este tema gerou um depate amplo que nos possibilitou, entender melhor o que acontece com nosso sistema nervoso central se o sujeito ser usuário de drogas.
Conseguimos refletir o porque de tantas drogas ilicitas e não ilicitas serem vendidas e consumidas por tantas pessoas, pensamos que as pessoas não tem um conhecimento esclarecido sobre este assunto, e o mal que estas drogas fazem ao organismo de cada um, com isso pensamos que deveriam ter palestrar nas escolas, e mostrar a realidade de hoje, pois acontece com todas as pessoas sejam elas de classe alta ou classe baixa.
Conseguimos perceber os danos que as drogas nos fazem, e com isso nos tempos de hoje poderemos passar os conhecimentos obtidos neste trabalho em nossa sala de aula para nossos alunos pois afinal este é um tema atual onde poderemos passar por isso em nossa vida dentro de nossas salas de aula, e fazer com que eles aprendam os danos que a droga faz com nosso cérebro.

obs: Professores (as), ai vai uma dica levem este conhecimento para dentro de suas salas, pois ajudarão os alunos a terem uma visão sobre este tema que está tão em alta nos dias de hoje. Também recomendamos o livro da Suzana Houzel, sexo,drogas, rock' n' roll... & chocolate.

Alunas: Daiana de Souza Ferreira e Patricia Lucas de Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário