sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Psicologia e Educação

O construtivismo e a Educação: Uma Contribuição valiosa à




O construtivismo colabora com a educação especial, com base em crianças que são reprovadas por duas ou três vezes na primeira série, com isso essas crianças são encaminhadas para atendimento médico, onde o doutor da um laudo dizendo que está criança precisa ter um acompanhamento mais intensivo, ou seja, irá precisar do atendimento da educação especial.


O Construtivismo colabora com estas crianças quando eles apresentam um atraso em seu desenvolvimento cognitivo, ou seja este estágio foi abalado, estes alunos não são eles apenas estão com este atraso, com isso com a ajuda da escola e da professora este aluno pode-rá ter uma melhora e recuperar o que não conseguiu desenvolver bem no tempo certo.


O professor ou professora poderá auxiliar este aluno tendo uma turma heterôgenia, onde tenham alunos repetentes, não repetentes e alunos com dificuldades de aprendizagem, fazendo com que as crianças interajam entre si.


O professor deve fazer do aluno centro do processo educativo, e fazer seus planejamentos conforme a realidade de seus alunos, para eles refletirem que estão conhecendo o meio onde está enserido.
 
Recomendo a leitura do livro de Sérgio Franco, Construtivismo e Educação, é um livro que chama bastante a tenção pois ele trata de assuntos que vemos no meio da educação em nosso dia a dia.
 
Patricia Lucas de Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário