segunda-feira, 29 de novembro de 2010

História da Educação II

Novos Caminhos

Hoje em dia a sociedade deve participar da escola, pois melhoraria a democratização. A escola deve ser um lugar onde os alunos se sintam em casa, ou seja, com vontade de conhecerem assuntos novos, tendo uma equipe que mostre as suas qualidades e não um ar de superioridade dentro da escola.
A comunidade é uma parte importante para o desenvolvimento da escola, pois é daí que vem a parte da realidade escolar. A escola busca trazer a comunidade para dentro, pois afinal está população deve estar interagindo com a escola, não apenas em festas, conversas marcadas e etc., mas fazendo um trabalho grandioso como as  oficinas organizadas dentro das escolas, com isso estão possibilitando esta integração, que em minha opinião é muito importante.
Na relação professor e aluno estamos vivenciando momentos terríveis, penso que ambas as partes estão desvalorizando esta relação que deve ser de estrema importância para cada um deles seja professor seja aluno.
Dentro da sala de aula os professores deveriam repensar seu modo de ensino fazendo de suas aulas não um lugar onde despejam conteúdo e sim um lugar de trocas de conhecimentos, fazer das aulas um momento de desenvolvimento, onde os alunos possam trocar idéias, fazer perguntas, falar o que pensa sobre o tema que esta sendo abordado.
A escola deve começar pela cultura onde esta inserida, pois as aulas tem que partir da realidade do aluno e com isso o professor poderá partir de um tema bastante discursivo que é a cultura onde a criança esta vivendo.
Tudo isso se resume em fazermos uma nova filosofia, ou seja, mostrar para nossos alunos o mundo que vivemos e tentarmos melhora-ló, fazer de nos seres humanos pessoas mais humanizadas.  

Patricia Lucas de Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário