domingo, 19 de setembro de 2010

Teoria do Currículo

Reflexão

Livro: Documentos de Identidade.
Autora: Fernando Alvarez-Uría.
Texto:  A Escola e o Espírito do Capitalismo.

A escola contemporânea tem a falsa idéia de “escola de todos e para todos”. A Cultura Brasileira é excludente, acrescido do sistema capitalista de educar para o trabalho. Se têm provas de que o sistema educativo instituído tende a favorecer os já favorecidos e a penalizar as crianças das classe populares. A ruptura da transição entre escola e trabalho nos obriga a repensar melhor as relações invisíveis existentes entre a escola e o capitalismo.

O Desenvolvimento do capitalismo não teria sido possível sem os efeitos educativos contemplativos de movimentos religiosos. A racionalidade capitalista se sustenta na irracionalidade das crenças religiosas, na ética econômica do puritanismo. Existe uma cadeia ininterrupta de conexões que unem tipos de religiosidade, formas de educação, formação de determinadas personalidades totais.

Estamos em um momento crucial de mudança social, devido as bases de uma nova ordem pós-industrial, pós-capitalista. O papel dos centros de ensino está ainda por ser determinado. Cabe a nós professores o dever de analisar historicamente as mudanças na educação em seus avanços e retrocessos e com base nisso refletir e ensaiar novas vias alternativas. Devemos nos ajustar a encarar o futuro com mais lucidez. 

Eveline Finger da Costa

Um comentário:

  1. É verdade a escola ainda está por ser reinventada, mas com certeza este caminho é longo e lento, e acredito q podemos ajudar na construção e invenção desta nova visão de escola, currículo, dos saberes...
    Bjssss Graci

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