sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A medonaldização da escola: A propósito de "consumindo o outro" Pablo Gentili

Os ideais educacionais vem mudando seu sentido, seus objetivos ao longo do tempo. Na contemporaneidade o termo qualidade na educação tem sido o centro das discussões.

A educação é um processo que se constitui nas relações de poder, conforme novos cenários sociais, políticos e culturais vão se definindo, essas novas configurações exigem adequação inclusive da escola.

Se no pensamento neoliberal a escola tem que funcionar como mercado educacional, as escolas devem definir estratégias competitivas para atuar em tais mercados. McDonaldizar a escola significa pensá-la como instituição flexível que deve reagir aos estímulos por um mercado educacional altamente competitivo, pois assim como as pessoas precisam comer, também precisam de educação, porque o conhecimento se transformou na chave de acesso à nova sociedade do saber. A educação tem a função de preparar mão de obra qualificada, com rapidez e eficiência. Aumenta a competitividade do mercado e diminui os direitos sociais .O termo qualidade, aproxima a escola da empresa, reduzindo os problemas educacionais a questões gerenciais.

As políticas de formação de docentes vão se configurando como pacotes fechados de treinamento, transformando o aluno em consumidor e o professor em funcionário competente ou não. Sem considerar as diferenças sociais, culturais, políticas que envolvem a educação.

Ana Paula, Jenifer e Patrícia.

Um comentário:

  1. Oi gurias gostei muito da síntese de vcs...
    Acredito que a escola também é uma empresa de cunho administratvo, mas essencialmente de cunho pedagógico. Porque afinal de contas são pessoas, seres humanos que são formados nessa instituição e não apenas produtos a serem descartados no momento em que não servem mais.
    Bjsss Graci.

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