segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E afinal quem foi Freud ?

Postado por Ana Paula vasconcellos
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
Sonhos eram muito interessantes para Freud, que acreditava no poder de o cérebro nos revelar o inconsciente quando estamos dormindo. Em 1896, ele inventou o termo "psicanálise". De um jeito bem resumido, podemos dizer que a psicanálise é um método de investigar o inconsciente humano, ou seja, tudo aquilo que está na nossa mente, mas nós não sabemos identificar.
Freud, por sua vez, percebeu que a sexualidade molda determinados comportamentos e que isso ocorre desde a infância. Essa teoria também causou espanto na época (final do séc. 19), já que o assunto "sexualidade" é considerado exclusividade dos adultos. Devemos entender que Freud se referia à relação da criança com seu próprio corpo e não da relação com outra pessoa. Freud dizia que a busca do prazer é uma forte motivação para o comportamento das pessoas. O foco dessa fonte de prazer muda de acordo com a fase em que a criança está.

Ele criou:

Teoria Do Desenvolvimento Psicossexual
 Na fase oral, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;
 Na fase anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;
Na fase genital ou fase fálica, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.
 Fase de latência ,período de relativa tranquilidade sexual entre os anos pré-escolares e a adolescência. As pulsões sexuais são desviadas para objectivos aceites socialmente . Formação da consciência e do senso moral e ético (conceitos sobre o certo e errado, o bem e o mal) no final do período.
 Fase genital, as mudanças hormonais dão origem à sexualidade adulta e a um novo tipo de relacionamento (intimidade) com o sexo oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário