quarta-feira, 23 de março de 2011

AULA INAUGURAL DA PEDAGOGIA

Convidamos alunos e alunas, professores e escolas parceiras para participarem da Aula Inaugural do Curso de Pedagogia que acontecerá no dia 06 de abril/2011, às 9h e 30min. no Auditório das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
Vamos ser contemplados com a presença da Professora Dra. Maria Isabel E. Bujes, que ministrará a aula intitulada: Entre deslumbramento e incerteza: uma infância que nos "assombra".

Contamos com a presença de todos.

segunda-feira, 14 de março de 2011

As aspirações democráticas do plano nacional de educação

Estamos prestes à votação de mais um Plano Nacional de Educação (PNE). Trata-se de um momento importante para nós porque o documento tem como finalidade principal a melhoria da qualidade do ensino no País. Dessa forma, o Ministério da Educação traça os objetivos, mas a implementação é de responsabilidade de todas as camadas de governo, que necessitarão criar planos de ação de acordo com as especificidades de cada região. A concepção de um PNE nasce em 1932, com o “Manifesto dos Pioneiros da Educação”, representado por um segmento da elite intelectual que idealizava a garantia de acesso de todos a uma escola pública, laica, obrigatória e gratuita. Iniciativa que influenciou a Constituição Federal de 1934 a assumir ser de competência do Estado fixar um plano nacional de educação, coordenar e fiscalizar sua execução. O primeiro PNE surgiu em 1962, em decorrência da primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 4.024/61. Em linhas gerais, as metas propostas foram: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do País. No plano anterior (2001), obtivemos 295 propostas, agrupadas em cinco prioridades. Uma delas pretendia reduzir a 50% a repetência e o abandono. Com prazo de execução até 2006, a meta tinha como ambição melhorar o fluxo escolar (reduzindo a chamada distorção idade–série) e garantir a aprendizagem, evitando a progressão automática de alunos que não atingiram as expectativas para cada etapa. O que se pode constatar é que, entre 2001 e 2007, os índices do ensino fundamental caíram de 9,6% para 4,8% (50%), mas a reprovação aumentou de 11% para 12,1%. Também foi estabelecido o aprimoramento dos sistemas de informação e avaliação – com exceção da educação infantil e do ensino técnico de nível médio, todas as demais modalidades de ensino atualmente são avaliadas pelo MEC, além das aferições feitas diretamente em diversos Estados e municípios. O que influenciou para que entrássemos na era da avaliação e na busca da melhoria da qualidade do nosso ensino.




As diretrizes para o novo PNE foram extraídas da Conferência Nacional de Educação (Conae), ocorrida em Brasília no período de 28 de março a 1º de abril de 2010. Com iniciativa do governo federal, a conferência significou um espaço democrático, com a colaboração de diferentes representantes da sociedade para o desenvolvimento da educação nacional. O novo PNE estabeleceu 20 metas e estratégias a serem alcançadas pelo País até 2020. Entre elas, chamam a atenção as propostas direcionadas para a valorização e a formação dos professores, inclusive reforçadas no discurso de posse da presidenta Dilma Rousseff. No caso da educação profissional técnica de nível médio, pretende-se duplicar as matrículas e assegurar a boa qualidade, além de oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integral nos finais do ensino fundamental e médio. Temos expectativa de que o novo plano dê conta de atender a antigos desafios, tais como a erradicação do analfabetismo, a ampliação do acesso à educação infantil e ao ensino médio e a garantia de uma educação de boa qualidade. Dessa forma, o objetivo deste artigo é trazer o assunto para o debate público para a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais consciente dos seus direitos e deveres por meio dos fins e dos meios da educação.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pedagogia 2011!!Olá!!!

Estou cursando todas as cadeiras do segundo semestre, assim como fiz as do primeiro,estou muito feliz com todas as cadeiras, pois estou aprendendo muito a cada dia.Se tratando especificamente da disciplina  teoria do currículo,percebo que currículo não se trata de uma estrutura em gessada, mas sim uma estrutura fragmentada, sólida que se faz presente e é presente no nosso cotidiano.




Cris!!!
O ato de aprender está no ato de ensinar.(currículo).

Oláaaaaaaaaa!!!!

Pedagogia turma 2011...iniciando mais um semestre!!!!!!!

“A ciência (...), longe de mecanizar o artista ou o profissional,
arma a sua imaginação com os instrumentos e recursos
necessários para os seus maiores vôos e audácias.”
Anísio Teixeira


Estatuto científico da Pedagogia, minha tentativa será de estabelecer uma aproximação a
respeito dos limites e perspectivas de uma Pedagogia da Educação Infantil como um campo
de conhecimento em construção.


Seja bem vindos ao meu blog....Aline S2

~  Os nossos futuros alunos......Aprendendo brincando...S2
Ola, estou cursando no segundo semestre teoria do curriculo, hoje estamos aprendendo as tendencia pedagogicas, pedagogia liberal e pedagogia progressista, como funcionava o papel da escola, a relaçao professor aluno, aprendizagens, metodos e manifestaçoes.-
Estou  cursando pedagogia estou gostando bastante
Ione beatriz casagrande
acho muito importante planejar para tudo para evitarmos o improviso principalmente em sala de aula   planejar e se preparar  se dedicar se preocupar  com os nossos alunos  e pensar que cada dia e um novo dia mas critico  a parte que temos  que pegar um pensador e seguir ele  porque nos podemos pegar o que a de bom de cada um e formarmos nossas ideias porque afinal nao concordamos com tudo que eles dizem

pedagogia.

eu espero dar minha contribuição a educação atraves da pedagogia,estudando varias formas de ensinar.espero deste curso o melhor aprendizado.
ione beatriz casagrande

Teoria do currículo 2011/1

Inicio de semestre, muita coisa nova, colegas novas, muita expectativa com essa disciplina com certeza teremos muito o que trocar neste blog. Espero crescer como estudante  e como profissional . Um òtimo semestre á todas!
    Juliane Proença
Estou cursando a cadeira do 2º semestre: Teoria do curriculo.Estou gostando muito e espero aprender muitas coisas novas. Daiana de souza ferreira
Estamos iniciando mais um semestre do curso de Pedagogia. Somos a turma 2011/1 da disciplina de Teoria do Currículo. Nossa responsabilidade é dar continuidade ao trabalho realizado por nossas colegas do ano passado. Aqui poderemos postar diferentes pontos de vista sobre as discplinas cursadas, através de vídeos, fotos e mensagens, como esta!

Sejam Bem-vindos!!!!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Como se marionetes fôsseis



e apenas pudéssemos seguir o curso que dita o destino;


como se não tomássemos as vossas próprias decisões


e por elas não devêssemos responsabilizarmo-nos






Verdade é que os ventos às vezes, conduz;


é igualmente verdade,


entretanto,


que a cada homem cabe escolher o seu próprio rumo...


Postado por Ana Paula Vasconcellos